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Rota das Bandeiras inicia obra de reformulação total do Trevo de Barão Geraldo

Rota BandeirasTrecho de confluência entre rodovias D. Pedro I e Prof. Zeferino Vaz e entrada principal do distrito ganhará novos acessos

A Rota das Bandeiras, concessionária responsável pelas rodovias que formam o Corredor Dom Pedro, deu início à obra de reformulação total do Trevo de Barão Geraldo, ponto de confluência entre a D. Pedro I (SP-065), Prof. Zeferino Vaz (SP-332) e a via de acesso ao distrito.

Prevista para ser entregue até o segundo semestre de 2014, a reformulação transformará os dois acessos existentes hoje no local, um de saída e outro de entrada ao distrito de Barão Geraldo, em oito opções de caminhos independentes para os usuários, sem a necessidade de conflitos viários, como acontece hoje em dia.
O motorista que vem pela pista marginal da D. Pedro I e vai acessar o bairro terá à disposição uma nova alça de acesso que mais à frente será bifurcada. Um caminho leva direto a Barão Geraldo e outro, que passa por baixo do atual Tapetão, leva o motorista com sentido a Paulínia.
Para o usuário que segue pelo Tapetão, os caminhos que são feitos hoje para acessar a Barão ou Paulínia se mantêm, mas sem o entrelaçamento com quem vem da D. Pedro I.
No sentido inverso, quem deixa Barão Geraldo terá a opção, ainda na alça de acesso de seguir para a D. Pedro I com sentido a Anhanguera sem a necessidade de voltar ao Tapetão, caminho que é feito apenas por quem quer atravessá-lo para ir à região central de Campinas. A mesma alça exclusiva para a D. Pedro I utiliza o motorista que vem de Paulínia e quer ir sentido Anhanguera.
Por último, para quem sai de Barão para ir à Paulínia, uma nova alça será construída à direita do viaduto de saída do distrito, seguindo normas rodoviárias. O atual acesso é feito à esquerda do viaduto e está fora dos padrões preconizados pela Artesp (Agência dos Transportes do Estado de São Paulo).
A reestruturação do Trevo de Barão Geraldo tem investimento previsto de R$ 8,2 milhões e faz parte de uma séria de obras complementares às obras de construção e adaptação das marginais da D. Pedro I, entre o km 129 (Leroy Merlin) e o km 145 (acesso à Anhanguera). Além dele, sofrerão intervenções os trevos com a rodovia Campinas-Mogi (já iniciado), Carrefour, Shopping Galleria, Sam’s Club e Amarais.
Atualmente o trabalho já é visível no local. Os operários trabalham na abertura e nivelamento da nova alça da D. Pedro I a Barão Geraldo que passará ao lado direito da que existe hoje, por uma área desapropriada de uma fazenda. As intervenções diretas no trânsito por conta da obra serão pontuais e avisadas com antecedência pela Concessionária.
“Não haverá mais nenhum conflito de trânsito no local e cada caminho será independente um do outro. Vai melhorar consideravelmente a condição viária do local, aumentando consequentemente conforto e segurança dos usuários”, afirmou o engenheiro responsável, Abner Toledo.