A inclusão do serviço de Podologia na rede municipal de saúde foi uma das indicações do vereador Sandro Caprino (PRB), apresentada na última sessão ordinária, realizada no dia 04 de junho.
Para o vereador a inclusão do serviço nas UBS (Uniades Básica de Sáude) permitirá que população tenha acesso aos profissionais e não tenham que pagar por um atendimento particular. “Alguns pés, tais como os da criança, do desportista, do idoso e do diabético, necessitam de cuidados especiais. Os diabéticos, por exemplo, estão em constante risco de desenvolver graves problemas que podem levar à amputação total ou parcial dos pés. Os pés merecem uma atenção especial”, declara o vereador.
A Podologia é definida como a ciência que trata dos pés ou terapia dos pés. A Podologia inclui o tratamento das doenças de pele, ungueais e estruturais dos pés de crianças e adultos, incluindo o “pé diabético”, da unha encravada que além da dor que proporciona abre uma porta para infecções que podem ser graves.
Na justificativa o parlamentar alega que o cuidado com os pés não é apenas uma simples questão de estética e embelezamento, as quais são funções do pedicuro, mas, principalmente, uma questão de saúde. Assim como os olhos, os pés fornecem informações importantes sobre nossa saúde através de sinais e sintomas que podem indicar graves patologias. Desta forma, como especialização paramédica, a Podologia preenche uma lacuna no tratamento das patologias dos pés, participando de forma multidisciplinar com outras áreas da saúde como ortopedia, dermatologia, angiologia, reumatologia, fisioterapia e outras.
Campanha para transplante e doação de órgãos
Em outra indicação o vereador sugere estudo para fornecer orientação e divulgação da campanha para transplante e doação de órgãos.
De acordo com o Sandro Caprino, para muitos pacientes o transplante de órgãos é a única forma de salvar suas vidas. “A carência de doadores de órgãos é ainda um grande obstáculo para a efetivação de transplantes no Brasil. Mesmo nos casos em que o órgão pode ser obtido por um doador vivo, a quantidade de transplantes é pequena diante da demanda de pacientes que esperam cirurgia”, ressalta.
Para o vereador a falta de informação e o preconceito também acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte celebral. A campanha consicentizaria a população e aumentaria o número de doações.
Orientação de trânsito
A Indicação número 531/2013 o parlamentar sugere que a Prefeitura de Paulínia, por meio do setor responsável estude a possibilidade da elaboração de um projeto em que os agentes de trânsito cobrem dos motoristas que respeitem as passagens de pedestres nas faixas.
“É notório o descaso por parte dos motoristas de trânsito de todo território nacional ao direito à travessia de pedestres na faixa de segurança. Muitos são os que se arriscam na aventura e são mal-sucedidos’, ressalta o vereador.
É necessário mais empenho por parte das autoridades em orientar e colocar em prática o direito dos pedestres através de campanhas com palestras, panfletos e tudo que for possível para divulgação, para posteriormente poder cobrar, tanto dos motoristas quanto dos pedestres, a travessia pela faixa.