O HTPC musical aconteceu em duas etapas para contemplar todos os professores da rede
As Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs) da última semana, promovidas pela Secretaria de Educação de Cosmópolis, foram diferentes. No palco do auditório 15 de Outubro via-se somente a movimentação dos músicos e dos técnicos de som, flashes aqui e ali e luzes de celulares. A primeira apresentação seria a do grupo de violeiros, regido pelo Maestro Reginaldo dos Santos. A plateia estava ansiosa e falante. Mas, nos primeiros acordes da viola do maestro, acompanhado pelos músicos do grupo, o silêncio se fez.
Canções populares foram executadas com maestria. Uma espécie de saudosismo e excitação foram tomando conta do público que quebrou o silêncio inicial para cantar junto com o grupo de violeiros, “Lá vai a chalana, bem longe se vai…” ou “Ainda ontem, chorei de saudade”. Os violeiros escolheram a dedo a canção “Aquela Parede”, da dupla Mococa e Paraíso, para a homenagem aos professores. A canção fala da visita a uma antiga morada na qual os visitantes conseguem identificar nas paredes carcomidas pelo tempo as lições ensinadas pela mãe e os próprios erros inocentes nas continhas e palavras registradas a giz e carvão.
Logo em seguida ao grupo de violeiros, um imenso coral se formou no palco composto pelos corais Cantar’t, da EMEB Paulo Freire; Nicoral, da EMEB Nicolau Nolandi e Som Jovem, da EMEB Ximena Coelho.
Sob a coordenação dos maestros Ellen de Melo Zamboim Santana e o Professor Marco Isaías de Santana, a apresentação trouxe um misto de sensações que empolgou a todos com a sinuosidade de corpos e bater de pés e mãos dos integrantes dos três corais unidos num movimento perfeito, ao som de vozes e instrumentos executados com perfeição e arte. Os solistas impuseram suas vozes em “Believer”, “Shallow”, “Queen Tribute” e “Cálice”, de Chico Buarque.
Teve de tudo nesta noite memorável. Público cantando a plenos pulmões as canções caipiras, apresentadas pelo grupo de violas; silêncio emocionado na leitura de um texto pela estudante da EMEB Felicio Marmo, Sarah Gomes Viana; admiração profunda pela performance dos corais com aquela pontinha de orgulho e sensação de dever cumprido.
“Estou desde às 8h da manhã em Cosmópolis. Mas valeu cada segundo este HTPC musical. E nos orgulha muito ver as crianças se apresentando com tanta desenvoltura”, disse a professora Márcia.