Início Saúde Secretaria de Saúde de Paulínia zera fila de espera de exame contra...

Secretaria de Saúde de Paulínia zera fila de espera de exame contra câncer de útero

Último mutirão de curetagem uterina ocorreu no dia 15 de dezembro e atendeu 30 mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia realizou, no domingo passado (15), o último mutirão para zerar a fila de espera existente para exames de curetagem uterina. Os procedimentos ocorreram no Departamento de Saúde da Mulher, no Hospital Municipal de Paulínia. No total, 30 mulheres que aguardavam para serem atendidas realizaram a curetagem para diagnóstico da doença.
A iniciativa começou em outubro e terminou neste mês de dezembro. Os trabalhos foram comandados pelos médicos Marcelo Carani, Trícia Lessard, Vanessa e enfermeira Fátima e pela diretora do Hospital Bernadette Zambotto.
“O sucesso destes mutirões ocorreu devido às equipes que trabalharam duro na organização e execução deste belo trabalho”, comentou a ginecologista Trícia Lessard.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV).
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.