Início Paulínia Secretários da Prefeitura de Paulínia de reunião sobre segurança de dutos

Secretários da Prefeitura de Paulínia de reunião sobre segurança de dutos

Reunião instruiu os líderes de governo para prevenção de acidentes em dutos subterrâneos
Reunião instruiu os líderes de governo para prevenção de acidentes em dutos subterrâneos

Para prevenir acidentes envolvendo dutos subterrâneos em Paulínia, os secretários do prefeito Edson Moura Júnior participaram de uma reunião com representantes da Transpetro, empresa especializada nos transporte de petróleo e seus derivados.

A cidade abriga a maior refinaria da América Latina, a Replan (Refinaria do Planalto Paulista) e possui cerca de 80 quilômetros de dutos.
O técnico de faixa de dutos e representante da Transpetro, Bruno Martins explicou que não é correto jogar lixo ou entulho, construir em cima, escavar, fazer queimadas, trafegar ou estacionar com veículos e cultivar plantas de raízes médias ou profundas próximo a dutos.  Martins também ressaltou que a instalação de dutos segue parâmetros de instalação de largura, sinalização, profundidade e área de controle. A cada dois anos a Transpetro realiza encontros com a prefeitura para debater a segurança dos dutos do munícipio. O chefe de Gabinete da Prefeitura de Paulínia, Dr. José Carlos Bueno de Queiroz Santos, relatou que por questões de segurança é fundamental que a administração saiba onde estão os dutos e conheçam as regras sobre o assunto.

“Estamos atentos com a segurança da população e essa reunião serve para sabermos mais sobre os dutos. A prevenção sempre é a melhor opção”, afirmou.
Defesa Civil

O secretário de Defesa Civil de Paulínia, Paulo Mota, explicou que a administração monitora os dutos. “Sabemos quais são os locais que os dutos passam e mantemos o estado de alerta. Um vazamento pode trazer muitos danos e nosso trabalho é evitar isso”, afirmou.

Participaram da reunião os secretários de Segurança, Cícero Brito; Planejamento, César Pietrobom; representantes da secretaria de Meio Ambiente e Obras e do Corpo de Bombeiros.

Em caso de emergência ou ao perceber vazamento em um duto o telefone de contato é 0800 128 121. A ligação é gratuita. Em caso de vazamento, segundo a Transpetro, o atendimento e verificação do problema são imediatos.