Início Paulínia Sedentarismo é tema de palestra para a 3ª idade

Sedentarismo é tema de palestra para a 3ª idade

No final do evento, todos os idosos que participaram do Jori receberam um certificado de participação
No final do evento, todos os idosos que participaram do Jori receberam um certificado de participação

A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Paulínia ofereceu a palestra “Sedentarismo e suas Consequências para a Saúde” para o grupo da Terceira Idade. A atividade foi realizada na terça-feira, 26, na Câmara de Paulínia, e reuniu mais de 200 idosos. Durante o evento, atletas que participaram do Jori 2014 (Jogos Regionais do Idoso) foram homenageados.

A professora de educação física, Kátia Calegari, chamou a atenção dos participantes sobre a importância de promover ações que acabem com o sedentarismo. “Nosso corpo foi feito para se exercitar. Se isso não acontece, ele apresentará sinais como obesidade, hipertensão, estresse, entre outros”, explicou.
Segundo ela, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas pratiquem pelo menos 30 minutos de caminhada todos os dias. “O importante é fazer alguma coisa. Praticar um lazer ativo, que irá melhorar não só a saúde física da pessoa, mas também a emocional”, comentou.
A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Clélia Moraes, disse que esse é um assunto bastante atual e importante de ser tratado com a Terceira Idade. “Nossos idosos são bastante ativos, mas é importante incentivarmos aqueles que ainda estão na zona de conforto e não iniciaram uma atividade física”, afirmou.
A secretária aproveitou para parabenizar todos os atletas que participaram do Jori. “Vocês são merecedores do nosso orgulho e admiração”, concluiu.

Jori
No final do evento, todos os idosos que participaram do Jori receberam um certificado de participação como forma de agradecimento pelo desempenho e disponibilidade de cada integrante da equipe.
O Jori é organizado pelo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e foi realizado em abril, na cidade do Mogi Guaçu. Ao todo, 80 atletas da Terceira de Idade de Paulínia participaram das competições.
A atleta de Paulínia, Irene Rodrigues de Souza, 82, conquistou medalha de ouro na natação e no atletismo, Alzira Mazzieiro, 81, levou medalha de prata.