Início Destaques Segurança cria tática ‘anti-rolezinho’

Segurança cria tática ‘anti-rolezinho’

Vândalos destruíram a porta de vidro de uma loja de calçados e furtaram vários pares de tênis
Vândalos destruíram a porta de vidro de uma loja de calçados e furtaram vários pares de tênis

‘Rolezinho’ de Paulínia termina em ataque e furto a lojas do centro

Grupo se reuniu em praça na Avenida José Paulino na noite de domingo (4); segundo a Guarda, houve confusão e vidros e portas ficaram danificados

Chamado de “rolezinho”, um encontro de jovens no Centro de Paulínia terminou em ataques e furto a lojas na noite de domingo (4). Um grupo com cerca de 300 pessoas se reuniu em uma praça na Avenida José Paulino e houve um tumulto. Vários estabelecimentos foram atacados e duas pessoas detidas, um rapaz de 21 anos e um adolescente de 15.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Pedro Cezar Chaves, a realização do “rolezinho” já era de conhecimento, o que fez com que fosse realizado um monitoramento. “Nós já sabíamos do encontro e nos preparamos para isso para garantir a segurança. Por volta das 20h, eles [os jovens] começaram a subir a avenida. Em um determinado momento, eles começaram a discutir, a jogar pedras e acertaram uma viatura da PM. E foi o start, quando eles partiram para as lojas”, descreveu.
Na confusão, cinco lojas próximas ao local foram atacadas com pedras e tijolos. Vidros foram quebrados e algumas portas ficaram danificadas. Dois jovens foram detidos pelo ato de vandalismo, um de 15 anos e outro de 21 anos. Ambos foram flagrados jogando pedras contra as vitrines. O adolescente foi entregue aos pais e o maior de idade levado para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial (DP) de Campinas, pois com ele foram localizados dinheiro, drogas e um aparelho celular roubado. Ele responderá por crime de receptação.
Uma moradora de Paulínia, que pediu para não ser identificada, disse que passava no local quando viu as cenas de vandalismo. “Nunca imaginei que algo deste tipo aconteceria aqui na cidade, foi uma quebradeira geral. É muito triste ver jovens se entregando assim na violência de forma tão gratuita. Acredito que isso só acontece porque falta de pulso dos pais, durante a criação, que não impõem limites aos seus filhos. Antigamente isso não acontecia”, desabafou a mulher.
O secretário de Segurança Pública de Paulínia, Cícero Brito, afirmou que serão tomadas todas as providencias para que não ocorra mais estes atos de vandalismo na cidade e classificou a ação como sendo lamentável.
Furtos e Prejuízos

A revendedora de carros teve prejuízo: os estilhaços da porta de vidro riscaram a lataria de um automóvel importado que estava em exposição
A revendedora de carros teve prejuízo: os estilhaços da porta de vidro riscaram a lataria de um automóvel importado que estava em exposição

Entre as lojas atacadas estão uma revenda de veículos, uma loja de roupas e calçados e uma ótica. Na primeira, a vitrine foi quebrada e os cacos de vidro danificaram a lataria de um carro de luxo que está em exposição no estabelecimento. Na segunda, foi constatada a falta de alguns pares de tênis que estavam na vitrine e na última, pelo menos 10 óculos foram furtados, cujo prejuízo, segundo a gerência, é de R$ 5 mil.
Uma bicicletaria também foi invadida, onde os vândalos também tentaram furtar algumas bicicletas. O ato só não foi consumado porque as mesmas estavam presas a cabos de aço. No local, parte do grupo atirou pedras e tijolos e destruiu uma porta de vidro. O prejuízo com a destruição é de pelo menos R$ 1 mil. Os vândalos também destruíram portas de vidro de um restaurante.

Rolezinhos
Rolezinhos são encontros que reúne centenas de jovens e adolescentes em locais como praças, parques públicos e shoppings. Estes encontros são marcados pela internet, quase sempre por meio de redes sociais como o Facebook.

GM cria estratégia “anti-rolezinho”

O secretário de segurança,Cícero Brito
O secretário de segurança,Cícero Brito

O secretário de Segurança de Paulínia, Cícero Brito, disse que a Guarda Municipal traçou estratégias para impedir que este tipo de encontro entre jovens termine em vandalismo e furtos, como aconteceu no último domingo.
De acordo com Brito, há rumores de que um novo encontro aconteceria neste domingo (11) no Parque Zeca Malavazzi, mas a GM já está monitorando as movimentações na cidade e nas redes sociais. “A entrada de ônibus de outras cidades serão monitoradas. Teremos também policiais posicionados em esquema especial no Parque, no centro da cidade e no Shopping. Os menores de idade desacompanhados serão encaminhados aos pais”.
Ainda segundo o secretário, para que este tipo de evento aconteça, é necessário que uma pessoa, maior de idade, se declare como responsável, além de ser solicitada com antecedência a autorização para o uso de solo público, apoio da GM e demais órgãos públicos, o que, segundo ele, não houve no primeiro evento. “Não vamos permitir que se repita o que aconteceu domingo passado. Paulínia é uma cidade ordeira e vamos evitar que esse tipo de encontro cause novos prejuízos tanto aos comerciantes quanto para a população”.