Início Cultura Sete mil participam de comemorações de 7 de Setembro

Sete mil participam de comemorações de 7 de Setembro

Cerca de duas mil pessoas, entre alunos da rede municipal e atletas de diversas escolinhas esportivas, desfilaram no Sambódromo de Paulínia
Cerca de duas mil pessoas, entre alunos da rede municipal e atletas de diversas escolinhas esportivas, desfilaram no Sambódromo de Paulínia

Para comemorar a Independência do Brasil, as comemorações de 7 de Setembro, em Paulínia, contaram com a presença de aproximadamente sete mil participantes, entre cerca de cinco mil pessoas que compareceram para prestigiar as atividades e, aproximadamente, duas mil pessoas integrantes de grupos que desfilaram. O evento principal ocorreu no Sambódromo, do Parque Brasil 500. Este ano a administração promoveu a Semana da Pátria para celebrar a data.

Segundo o prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, a comemoração serve para a população resgatar sentimentos de patriotismo e civismo.
“No dia 7 de Setembro de 1.822 conseguimos a nossa independência de Portugal. Desde então, temos conseguido nos desenvolver de maneira significativa enquanto nação. A lembrança da data serve para reafirmarmos os nossos compromissos enquanto brasileiros”, disse Moura Júnior.
A secretária de Educação de Paulínia, Rita Lanza, relatou que foi preparada uma semana voltada para diversas ações focadas na educação cívica.
“As nossas crianças e adolescentes participaram de inúmeras ações de civismo durante a semana de 7 de Setembro. Temos certeza que todas as crianças e adolescentes aprenderam lições para toda vida”, explicou.

Público
A dona de casa Rosilene Tavares Costa, 38, contou que sentia falta das comemorações cívicas em Paulínia. “Há muito tempo a cidade nem lembrava da data. Realmente, ficava muito estranho, porque o Brasil inteiro realiza algo nesse dia. Participei com a minha família e, sem dúvida, tivemos um programa muito divertido e cultural. Espero que nos próximos anos a programação se repita”, disse.
Segundo a aposentada Rosário dos Santos Costa, 70, as atividades realizadas servirão para formar cidadãos mais conscientes de seus deveres e obrigações. “No meu tempo era obrigação marchar e participar de um monte de ações. A juventude pode aprender muito sobre patriotismo nessas datas”, afirmou.

Participantes
Participaram do evento a Guarda de Honra da GM (Guarda Municipal) de Paulínia, CB (Corpo de Bombeiros), a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Grupos de Escoteiros, Fanfarras, Secretaria de Educação, Secretaria de Promoção Social, Secretaria de Esportes, Instituição Semente de Luz e Projeto Força Jovem.
Diversos secretários, diretores e vereadores estiveram presentes na comemoração.