Empresa equipou os ônibus
Esta semana o Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União que o setor de transportes foi o quarto setor mais impactado pela pandemia após a decretação do estado de calamidade pública decorrente do Covid-19. Enquanto várias empresas de ônibus do País declararam falência, outras estão driblando a crise. É o caso da Terra Auto Viação, responsável pelo transporte urbano de Paulínia.
Mesmo com a redução de 70% no número de passageiros no auge da pandemia, a empresa continuou suas operações sem grandes mudanças e não demitiu nenhum funcionário. A diretoria conseguiu ainda fazer melhorias na frota.
A parceria com a Prefeitura de Paulínia foi decisiva para manter os serviços. A maior parte da receita da empresa vem do Município, que subsidia a parte da passagem. O valor cheio da tarifa é de R$ 2,45, sendo R$ 1 dos passageiros e R$ 1,45 da administração. Em entrevista ao jornal Tribuna, o diretor da Terra Auto Viação, Márcio Silva, fala sobre a empresa na pandemia
e faz um balanço sobre os nove meses de operação na cidade.
O setor de transportes sofreu um grande impacto na pandemia.
Como a Terra Auto Viação está passando por esse período?
Assim como em todas as cidades do País, o número de passageiros caiu drasticamente em Paulínia. O faturamento foi reduzido, mas foi possível manter os serviços e o quadro de funcionários graças a Prefeitura Municipal. Fizemos um planejamento e foi possível honrar os compromissos e até mesmo antecipar o pagamento dos colaboradores.
Quais as mudanças foram implantadas na empresa para garantir a proteção dos colaboradores e passageiros durante a pandemia?
Reorganizamos os horários e colocamos carros extras nos horários de pico das linhas com maior demanda para evitar aglomeração. Além disso, disponibilizamos uma equipe de funcionários para fazer a desinfecção dos ônibus durante as paradas no Rodoshopping, distribuímos máscaras de proteção e disponibilizamos álcool gel.
A empresa completou nove meses de trabalho em Paulínia.
Qual o balanço você faz desse período?
Assumimos o transporte municipal em janeiro e tivemos que correr contra o tempo para ajustar as operações na cidade. Trouxemos para Paulínia uma frota de ônibus novos e equipados com ar condicionado. Fizemos as contratações, personalizamos a frota e em fevereiro, implantamos a bilhetagem eletrônica. Mesmo em meio a pandemia instalamos as câmeras de monitoramento, os GPS e lançamos o aplicativo com os horários dos ônibus. Estamos trabalhando incansavelmente para poder oferecer um serviço cada vez melhor aos paulinenses.
Estamos em um ano de eleições e desde o início das operações a empresa foi alvo de algumas denúncias. Como a empresa lida com esses ataques?
Toda semana surgem notícias falsas com o objetivo de denegrir a imagem da empresa. Procuramos desmentir e esclarecer cada uma delas na mídia e nas redes sociais.
Quais são os planos da empresa para os próximos meses?
Pretendemos continuar investindo na capacitação dos funcionários, em tecnologia e em outras melhorias na empresa para garantir um transporte público de excelência.