Início Região Tirar RG de crianças menores de 5 anos ficou mais fácil

Tirar RG de crianças menores de 5 anos ficou mais fácil

Com a disposição de eliminar o uso de papel em todos os órgãos públicos estaduais, o Instituto de Identificação (IIRGD) determina, a partir de agora, que todas as crianças, independentemente da idade, tenham a coleta eletrônica (biométrica) das digitais na hora de tirar o RG, nas 73 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo.
Segundo informações da empresa de tecnologia da informação do Estado, que gerencia os postos Poupatempo, os arquivos digitais facilitam a busca de informações no sistema, dando mais agilidade aos serviços de pesquisa. Além disso, o RG de bebês e crianças é um documento que proporciona segurança em todos os casos em que a identificação é necessária, como em hospitais, escolas e outros, pois possui foto e impressão digital, além de ser mais fácil de carregar que a Certidão de Nascimento.
O Instituto de Identificação não aceitava a coleta biométrica de crianças com idade inferior a cinco anos, anteriormente, e elas precisavam ter os dedos carimbados no papel, como ocorria antigamente para todos os cidadãos.
Em 2017 e 2018, mais de 820 mil crianças de até 5 anos tiraram o RG no Estado de São Paulo, segundo dados do IIRGD. Para tirar o documento é preciso fazer agendamento no site www.poupatempo.sp.gov.br . A primeira via do RG é gratuita, a segunda tem taxa de R$ 39,80.

Artigo anteriorAplicativo do Detran SP é usado cada vez mais pelos paulistas
Próximo artigoFérias no Parque oferece atividades e entretenimento no Zeca Malavazzi