Início Região Trabalhadores protestam por contratação de mão de obra local em refinaria da...

Trabalhadores protestam por contratação de mão de obra local em refinaria da Petrobras, em Cubatão, SP

Movimento aconteceu em frente a Refinaria Presidente Bernardes, nesta segunda-feira (23).

Milhares de trabalhadores fizeram um protesto em frente a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), na manhã desta segunda-feira (23). Segundo a Comissão dos Desempregados de Cubatão e os sindicatos que representam a categoria, a empresa não está cumprindo o acordo alinhado entre dezembro de 2022 e em janeiro de 2023 para a contratação de mão de obra local.

Um dos líderes do movimento, Ronaldo Araújo Queiroz disse ao g1 que as contratações deveriam ser direcionadas aos moradores de Cubatão e que isso não está acontecendo.

De acordo com ele, na função de parada da manutenção da refinaria, 70% das vagas devem ser para trabalhadores do município e 30% para funcionários que não são da região. Já para a função na área de manutenção, o acordado foi 80% para pessoas da cidade e 20% para os que vivem em outras localidades.

Ronaldo explicou ainda que o protesto é uma forma de pressionar a RPBC para o cumprimento das solicitações. “Fechamos o acordo com eles [empresa] já faz 60 dias. Cerca de 5 mil pessoas ficaram na porta da refinaria esperando uma resposta. Tem que ser alinhado o que foi prometido. Fazer a divisão que foi acertado e todo mundo trabalhar”, disse ele.

Trabalhadores fazem protesto em frente à refinaria da Petrobras, em Cubatão

Trabalhadores fazem protesto em frente à refinaria da Petrobras, em Cubatão

Além disso, de acordo com os manifestantes, a empresa precisa rever as condições de saúde e transporte para os moradores dos bairros Cota e Água Fria. “O sindicato está recebendo muita reclamação de problemas referentes a água e [apresentando] reações de saúde. Os funcionários que estão empregados estão ficando doentes”, disse Ronaldo.

Um representante da Petrobrás recebeu a categoria na porta da empresa, na manhã desta segunda-feira. “Falamos com ele [representante] o que queremos e precisamos. Ele disse que vão passar essas demandas para a diretora da Petrobrás e que, em breve, vão nos informar a data do próximo encontro”, finaliza.

Petrobras

Em nota, a Petrobras disse que, no desenvolvimento de suas atividades, realiza a contratação de empresas prestadoras de serviços e que não interfere nas relações entre as empresas contratadas, seus trabalhadores e sindicatos.

A companhia reforçou que todos seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente e que a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) opera normalmente.