Início Paulínia UBS Monte Alegre é a primeira a receber informatização

UBS Monte Alegre é a primeira a receber informatização

Na última terça-feira, dia 12, o coordenador do Projeto BID da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Ricardo Tardelli, esteve em Paulínia para conhecer de perto as instalações e os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica da Saúde e de informática

Sistema será instalado por meio de parceria com o Estado. Unidade servirá de projeto piloto para toda a rede

A Unidade Básica de Saúde do Monte Alegre será a primeira UBS informatizada do município. Nesta semana, os funcionários que atuam no local já começaram a receber capacitação para operar a plataforma E-SUS AB, cedida gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
O prefeito de Paulínia, Dixon Carvalho, ressalta que o processo de informatização está sendo realizado por meio de parceria firmada com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, sem que seja preciso utilizar recursos do município. “Por meio do Programa Saúde em Ação, desenvolvido pelo Estado, nossa cidade ganhará três novas UBSs e também está sendo contemplada com a total informatização da Saúde. A plataforma, que já está em fase de teste da Unidade do Monte Alegre, foi cedida pelo MS”, explicou Dixon.
Ainda de acordo com o prefeito, a informatização trará grandes benefícios para a cidade. “O controle de informações é fundamental para que possamos realizar uma gestão eficiente. Com a total informatização da Saúde, vamos garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e cada vez mais agilidade e qualidade no atendimento prestado aos cidadãos”, ressaltou.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, assim que o sistema estiver em pleno funcionamento na UBS Monte Alegre, terá início a integração com as demais unidades e com o Hospital Municipal de Paulínia (HMP). Os equipamentos serão cedidos pelo Estado.
Nair Pedrozo, enfermeira responsável pela UBS Monte Alegre, destaca a importância da informatização e avalia que usuários e funcionários terão grandes benefícios. “A informatização irá facilitar o trabalho da Unidade. É um grande ganho para todos nós. Nossa equipe recebeu muito bem o projeto”, declarou.

Visita
Na última terça-feira, dia 12, o coordenador do Projeto BID – (Banco Interamericano de Desenvolvimento) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Ricardo Tardelli, esteve no Centro de Especialidades e na UBS Monte Alegre para conhecer de perto as instalações e os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica da Saúde e de informática.
“A cidade será beneficiada com todos os equipamentos necessários e os profissionais serão capacitados para operar o novo sistema. Com a informatização, a Saúde de Paulínia terá um grande salto de qualidade. Na UBS Monte Alegre, além da capacitação dos funcionários, também já está sendo implantado o prontuário eletrônico”, explica Tardelli.
Também participaram da visita as Unidades, a coordenadora do BID, Fátima Bombardi, a representante da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), Marlene Rizzioli Lima, o secretário de Saúde de Paulínia, Cláudio Miranda e a equipe técnica da Secretaria.
A previsão, de acordo com a Secretaria de Saúde, é que até agosto de 2018 toda a rede esteja informatizada.

Saúde em Ação
O município de Paulínia foi contemplado no Programa Saúde em Ação, uma parceria inédita da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto vai reformar e construir unidades de Saúde em cinco regiões do Estado de São Paulo, equipar unidades de Saúde com computadores e servidores para gerenciar os pacientes e diminuir as filas nas clínicas, hospitais e centros de Saúde. Em Paulínia, além da total informatização, também serão construídas três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que serão entregues até o final de 2018.

Artigo anteriorInscrições abertas para processo seletivo de estágio da VLI
Próximo artigoAUPACC de Paulínia recebe doação da Aspen Combustíveis