Início Colunas Úlceras ou Feridas das pernas

Úlceras ou Feridas das pernas

As úlceras ou feridas nas pernas acometem pessoas de diferentes idades, muitas vezes com evolução lenta e em muitos casos cicatrizam deixando sequelas graves que acabam limitando a atividade física, o lazer e até mesmo a atividade profissional de indivíduos jovens em uma fase precoce e produtiva da vida.
Sua incidência é alta, acomete de 1 a 3% da população. Nas grandes cidades, as úlceras são de origem vascular e neurotróficas, porém nas zonas rurais são infectoparasitárias.
As úlceras vasculares podem ser divididas em 2 tipos: úlceras venosas (proveniente de problemas nas veias) e úlceras arteriais (proveniente de problema nas artérias).
As úlceras venosas podem aparecer em 2 grupos de doenças: varizes de membros inferiores e como sequela de trombose nas pernas.
Quando ocorrem feridas ou úlceras nas pernas provenientes de problemas na circulação venosa há um aumento da pressão dentro das veias, chegando aos vasos mais finos chamados capilares, alterando as trocas metabólicas nesse local, ocorrendo lentidão na circulação nas veias e úlceras (estose venosa).
A úlcera venosa geralmente é indolor, a não ser quando tem uma infecção, onde há muita dor no local da ferida.
O tratamento das feridas nas pernas baseia-se em tratar as causas das feridas, as complicações e a cicatrização das lesões. Na ulcera proveniente das varizes (estose venosa) o tratamento consiste em enfaixamentos compressivos, meias ou faixas elásticas ou botas UNNA.
As complicações devem ser tratadas para atacar a sua origem, como por exemplo a infecção com antibióticos sistêmicos.
A cicatrização das feridas depende do tratamento dos fatores causais e também dos curativos.
O ideal é sempre procurar um Vascular se tiver varizes, inchaço das pernas ou feridas (úlceras) para o tratamento precoce e evitar complicações futuras.

Dra. Fany Helena Raskin Reis
CRM 79899
Cirurgiã Vascular