Início Cosmópolis Usina Ester Agroindustrial entra com pedido de recuperação judicial

Usina Ester Agroindustrial entra com pedido de recuperação judicial

Companhia fundada em 1898 informou ao mercado que decisão foi tomada por conta da seca que prejudicou lavouras e pela alta dos juros no país

A Usina Ester entrou com pedido de recuperação judicial na quinta-feira (11). A empresa atua em Cosmópolis há mais de um século, desde 1898, e é uma das mais antigas do estado na produção de etanol, açúcar e bioenergia. Atualmente, gera 1 mil empregos na região.

Em comunicado ao mercado, a empresa informou que a decisão foi tomada “por motivos externos à sua operação”. Afirmou que precisou recorrer à Justiça para se reorganizar financeiramente e apresentou dois motivos para a perda de liquidez: a seca que atingiu a região e provocou prejuízo nas lavouras e também a alta dos juros no país “que encareceu o custo de financiamento das empresas”.

Na nota, a usina também esclareceu que está comprometida em encontrar uma solução equilibrada para toda a comunidade e tão rápida quanto o processo jurídico permitir. “É nosso compromisso retomar o caminho que temos trilhado em 125 anos de história: a geração de empregos, de oportunidades para fornecedores e parceiros e a criação de riqueza para toda a região”, concluiu a usina no comunicado.

A usina encerrou a safra 2022/23 com uma moagem de 1.713.000 toneladas de cana; a produção de 2.455.000 sacos de açúcar (122.767 toneladas); 76.500.000 litros de etanol e geração de 76.000 MWh de energia.

No ano passado, a Ester Agroindustrial foi um dos destaques da edição do Prêmio Mastercana Brasil, assegurando os troféus nas categorias Automotiva e Logística Agrícola (Tecnologia e Inovação); Saúde e Segurança no Trabalho (Gestão), e Comercial e Logística (Performance).