Companhia fundada em 1898 informou ao mercado que decisão foi tomada por conta da seca que prejudicou lavouras e pela alta dos juros no país
A Usina Ester entrou com pedido de recuperação judicial na quinta-feira (11). A empresa atua em Cosmópolis há mais de um século, desde 1898, e é uma das mais antigas do estado na produção de etanol, açúcar e bioenergia. Atualmente, gera 1 mil empregos na região.
Em comunicado ao mercado, a empresa informou que a decisão foi tomada “por motivos externos à sua operação”. Afirmou que precisou recorrer à Justiça para se reorganizar financeiramente e apresentou dois motivos para a perda de liquidez: a seca que atingiu a região e provocou prejuízo nas lavouras e também a alta dos juros no país “que encareceu o custo de financiamento das empresas”.
Na nota, a usina também esclareceu que está comprometida em encontrar uma solução equilibrada para toda a comunidade e tão rápida quanto o processo jurídico permitir. “É nosso compromisso retomar o caminho que temos trilhado em 125 anos de história: a geração de empregos, de oportunidades para fornecedores e parceiros e a criação de riqueza para toda a região”, concluiu a usina no comunicado.
A usina encerrou a safra 2022/23 com uma moagem de 1.713.000 toneladas de cana; a produção de 2.455.000 sacos de açúcar (122.767 toneladas); 76.500.000 litros de etanol e geração de 76.000 MWh de energia.
No ano passado, a Ester Agroindustrial foi um dos destaques da edição do Prêmio Mastercana Brasil, assegurando os troféus nas categorias Automotiva e Logística Agrícola (Tecnologia e Inovação); Saúde e Segurança no Trabalho (Gestão), e Comercial e Logística (Performance).