Início Meio Ambiente Vazamento de amônia atinge o Rio Atibaia

Vazamento de amônia atinge o Rio Atibaia

Um vazamento de amônia, provocado por um acidente entre duas carretas, em Paulínia, atingiu o Rio Atibaia. O incidente aconteceu na sexta-feria, 13, nas margens da Rodovia Zeferino Vaz. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não foram observados efeitos no rio Atibaia, no local da captação, que não precisou ser interrompida” e que “ainda serão avaliadas as ações administrativas a serem tomadas em relação ao caso em questão”.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, não foi possível mensurar o volume de amônia que vazou, mas o incidente foi classificado como pequeno.
A Defesa Civil foi notificada na sexta, às 17h, e a ocorrência foi finalizada às 23h30, com o registro do um boletim de ocorrência. A amônia atingiu o Rio Atibaia e a companhia BRK, responsável pela captação de água, foi notificada do caso.
Durante o ocorrido, uma névoa de gás chegou a se formar na Rodovia Professor Zeferino Vaz, que foi interditada nos dois sentidos por cerca de duas horas, na altura do km 128. Acessos para a cidade também foram afetados.