Acompanhando as altas nas vendas dos imóveis, o setor de materiais de construção também tem registrado crescimento. Segundo balanço da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), divulgado no início da semana, as vendas no segmento no mercado interno cresceram 9,3% durante todo o ano de 2013.
Já no acumulado dos últimos meses do ano passado (setembro a dezembro), a alta foi um pouco mais modesta, com elevação de 4,3% quando comparado com o mesmo período de 2012.
“O resultado acumulado das vendas de setembro a dezembro está compatível com a previsão da Abramat para o início do ano, que prevê um crescimento de 4% em relação a 2013. O atingimento dessa expectativa dependerá da manutenção dos estímulos do governo para o setor da construção civil, da manutenção dos atuais níveis de emprego, renda e crédito, e da aceleração do ritmo das obras de infraestrutura”, afirmou Walter Cover, presidente da associação, via nota.
Na comparação com agosto, porém, houve redução de 2,2% nas vendas em setembro. O estudo mostra ainda que o emprego na indústria caiu 0,8% em setembro, em relação a agosto. Já em comparação a setembro do ano passado, a diminuição foi 2,1%.
No mês de setembro, o faturamento do setor foi puxado pelas vendas de materiais de acabamento, como pisos, azulejos, metais sanitários, iluminação, entre outros, que avançaram 12,2%.