Início Meio Ambiente Vida Nova recebe plantio de 14 mil árvores nativas

Vida Nova recebe plantio de 14 mil árvores nativas

A área a ser plantada compreende todo o canteiro da Rua Geni Nemésio de Melo, no percurso urbano até a Escola Municipal “Vida Nova”, no bairro Bonfim, formando um cinturão verde
A área a ser plantada compreende todo o canteiro da Rua Geni Nemésio de Melo, no percurso urbano até a Escola Municipal “Vida Nova”, no bairro Bonfim, formando um cinturão verde

Bairro também recebe grama nas áreas erosivas como contrapartida do município na compensação ambiental pela construção do empreendimento

A Prefeitura de Paulínia está realizando o plantio de aproximadamente 14 mil mudas nativas do bioma da Mata Atlântica no entorno das 593 casas do Residencial Vida Nova, região Sudeste do Município, além do plantio de grama nas áreas erosivas, contrapartida do Município na compensação ambiental pela construção do empreendimento.

Estão sendo plantadas 83 espécies nativas da Mata Atlântica como Peroba Rosa, Cabreúva, Guarantã, Jabuticabeira, Jatobá, Cedro Rosa, Ipê (Branco e Roxo), Jacarandá, entre outras plantas que garantem maior diversidade florística e frutíferas para o entorno do bairro e que colaboram na diminuição da temperatura ambiente.
A área a ser plantada compreende todo o canteiro da Rua Geni Nemésio de Melo, no percurso urbano até a Escola Municipal “Vida Nova”, no bairro Bonfim, formando um cinturão verde no entorno do bairro e garantindo assim uma extensa Área de Preservação Permanente (APP).
O plantio está sendo realizado numa área de 64 mil metros quadrados por funcionários da empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda. As mudas plantadas têm, em média, 1,5 metro de altura e a empresa ficará responsável pela manutenção das mudas por dois anos.
O plantio vai propiciar a diminuição dos problemas de drenagem, a melhoria da qualidade do ar, o aumento da atração da avifauna local, inserção de maior diversidade de espécies nativas no meio urbano e maior oferta de espaços adequados.

Grama
Também foi realizado no local, terraplenagem mecanizada (trator de esteiras) e o plantio de grama batatais em vários pontos do bairro para recuperação de processo erosivo, além de adubação com composto orgânico.
A arborização do entorno do Residencial Vida Nova está sendo realizando pela Prefeitura de Paulínia, por meio das Secretarias Municipais de Habitação e Obras em parceria com a empresa Corpus, que estão trabalhando na realização do projeto.