Início Cultura 12º FEVERESTIVAL tem como tema as várias formas de amor

12º FEVERESTIVAL tem como tema as várias formas de amor

12º FEVERESTIVAL tem como tema as várias formas de amor
12º FEVERESTIVAL tem como tema as várias formas de amor

Espetáculos acontecem entre os dias 13 e 27 de fevereiro com preços populares

Com uma vasta programação inspirada no tema “Amor como (re)existência”, o 12º Festival Internacional de Teatro de Campinas (FEVERESTIVAL) movimenta a cidade com múltiplas linguagens artísticas – teatro, dança, circo, fotografia e música – de 13 a 27 de fevereiro. Durante 15 dias, o público poderá conferir mais de 60 atividades entre espetáculos, intervenções, oficinas e bate-papos.  A programação é composta por atividades gratuitas e com ingressos a preços populares (R$ 10,00 e R$ 20,00), facilitando o acesso a bens culturais e ocupando diversos pontos da cidade, como Teatro Castro Mendes, Sesc Campinas, CIS Guanabara, Estação Cultura, Pedreira do Chapadão, terminais de ônibus, entre outros.

“Nesta edição, fomos desafiados a reunir propostas que evidenciassem o amor como forma de existência e resistência. Assim, optamos por trabalhos onde o amor se traduzisse em maneiras originais de povoar a cena, as ruas, de reunir os corpos e as ideias”, afirmam os curadores Eduardo Okamoto, Patrícia Ceschi e Vicente Júnior, lembrando que, dentre tantas propostas expressivas de todo o Brasil, alguns pontos se destacaram: a grande diversidade, quantidade e qualidade de trabalhos para palco; a variedade de expressões teatrais para a rua; a perspectiva de encontro entre diferentes abordagens oriundas de diversas regiões brasileiras.

No sábado, 13, para a abertura, o FEVERESTIVAL recebe o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal (RN). Com quase 25 anos de carreira e reconhecimento internacional, o elenco traz o espetáculo “Muito barulho por quase nada”, no Teatro Castro Mendes.

Duas estreias internacionais marcam a maratona artística: o Teatro de Los Andes, da Bolívia, com o espetáculo “Mar”, no dia 27, no Teatro Castro Mendes; e o italiano La Fabrica del Gesti com “Arrivi e Partenze”, na Praça do Coco, no dia 18.

Outro destaque é a presença do premiado ator Gero Camilo, no dia 16, no Teatro Castro Mendes, com “Aldeotas”, ao lado de Victor Mendes.

Esta edição traz, ainda, uma programação infantil com a Mostrinha no Sesc Campinas, o Cabaré Família (que reúne gerações de artistas); o espetáculo multimídia #Mergulho, para crianças de um a seis anos.

Numa parceria inédita, o FEVERESTIVAL recebe curtas-metragens da Mostra Curta Audiovisual, no Sesc Campinas, para enriquecer a programação e promover o intercâmbio entre estas linguagens artísticas.

Dentro das atividades formativas, o FEVERESTIVAL traz as oficinas: Introdução ao Teatro de Objetos, com Sandra Vargas (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP);  Arrivi Partenze – A dança e música tradicional do Salento para o trabalho ator/bailarino, com Stefania Mariano e Claudio Prima, da La Fabbrica Dei Gesti; A Importância da construção da personagem no texto teatral, com Caio Andrade (Lorena/SP; Improvisação, Criação e imagens e sua utilização na elaboração da encenação, segundo a metodologia do teatro de Los Andes, com  Alice Guimaraes e Gonzalo Callejas (Bolivia) e colaboração de Lucas Achirico.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.feverestival.com.br