Ciclovias, bolsa-atleta e passagem gratuita para alunos em recuperação estavam entre os temas debatidos
Os vereadores jovens de Paulínia aprovaram, na última quarta-feira (25), 24 propostas na 1ª Sessão da Câmara Jovem de 2019. Ciclovias, hortas nas escolas, bolsa-atleta e passagem gratuita de ônibus para alunos em recuperação foram alguns dos temas debatidos durante o encontro.
Durante a sessão, eles aproveitaram a experiência para defender mudanças e cobrar medidas de governantes. Os debates foram acompanhados por estudantes das Escolas Municipais Vitor Szczepanski e Souza Silva (participante do projeto) e Vereador Ângelo Corassa Filho (escola convidada), além de representantes de instituições de ensino, vereadores, assessores parlamentares e autoridades.
A discussão sobre os temas seguiu o caminho de uma sessão ordinária da Câmara: a presidente da Câmara Jovem, Allanna Raianna Santana, comandou os debates ao lado da primeira secretária, Kelly Cabral Silverio, e da segunda secretária, Giovanna da Silva Simões.
Foram apresentadas 18 indicações (sugestões à Prefeitura), cinco requerimentos (cobrança de informações ou providências) e uma moção, agradecendo a Assembleia Legislativa de São Paulo por receber os jovens vereadores numa visita guiada em agosto.
Os vereadores de Paulínia decidiram usar a tribuna livre para questionar os parlamentares “mirins” sobre suas ideias. Eles também elogiaram os participantes.
Seis instituições de ensino atuam como parceiras do projeto, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, E.E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, E.E. Residencial São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense. A primeira edição da Câmara Jovem foi concluída em dezembro de 2018, com 44 propostas apresentadas.