
Diversos especialistas apresentaram ações e projetos voltados à inclusão de pessoas do espectro autista na sociedade e nas ações municipais
O 1º Fórum de Conscientização do Autismo foi realizado na manhã de terça-feira (12). O evento contou com a presença de servidores de diversas áreas da Prefeitura de Paulínia, parceira do Conselho Municipal do Direito e da Criança e do Adolescente (CDMCA), na organização do evento.
Diversos especialistas apresentaram ações e projetos voltados à inclusão de pessoas do espectro autista na sociedade e nas ações municipais.
“A gestão Du Cazellato lançou na semana passada o termo de chamamento público para credenciamento de instituições para prestação de serviços relacionados à execução de programa multidisciplinar de atendimento as pessoas com deficiência. É um processo que estamos tratando com muito zelo, visando ofertar o tratamento necessário para pessoas com autismo e outras deficiências”, comentou o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves.
Representantes da sociedade civil, do Legislativo, de Conselhos Municipais e de entidades ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) também marcaram presença no Fórum, tornando o debate plural e democrático.
Roda de Conversa
Durante a tarde, secretários, mães e servidores se reuniram para ampliar o diálogo entre as pastas que compõem a Administração Municipal.
“Demos o primeiro passo com este Fórum, para podermos construir políticas públicas que permitam a inclusão dos autistas e assim avançarmos o debate sobre o tema, acolhendo crianças e adolescentes autistas e seus familiares”, comentou Gisela Pereira, presidente do CMDCA.
Homenagem
Veridiana Mellilo que seria uma das palestrantes do I Fórum de Conscientização do Autista, mas, infelizmente, faleceu no dia 8 de abril, foi homenageada durante o evento.
Autista, Veridiana atuava como Relações Públicas, palestrante, mentora e gestora de negócios, recebeu uma salva de palmas do público presente.
Cinema Adaptado
Para proporcionar um momento de lazer as crianças com TEA, a prefeitura realizou Sessões de Cinema Adaptados para Autistas, exibindo o filme “Homem Aranha no Aranhaverso”.
240 pessoas puderam participar das sessões, que contou com a parceria das Escolas Clínicas Luz e Arca dos Sonhos.
Palestra e Caminhada
Fechando o Mês de Conscientização do Autismo, CMDCA e Prefeitura, vão realizar no dia 28 a “Palestra Cuidar de Quem Cuida” voltada para pais e redes de apoio e a última atividade será a “Caminhada Inclusiva” no Parque Zeca Malavazzi.