A Ação Cívico-Social realizada pelo Exército em parceria com a Prefeitura de Paulínia reuniu cerca de 5 mil pessoas na terça-feira (14) no Ginásio Municipal de Esportes “Agostinho Fávaro – Lara”, no bairro João Aranha, em Paulínia.
O sucesso do evento levou o Exército e o prefeito José Pavan Junior (PSDB) a estudarem novas parcerias. “Paulínia estará de portas abertas para o Exército quantas vezes forem necessárias. Quanto mais precisarem, melhor para o Município”, disse o prefeito.
Foram oferecidos diversos serviços à população: atendimentos médico e odontológico, verificação da pressão arterial e da glicemia, cortes de cabelo, atendimentos administrativos (Procon, Sebrae e Emprega Paulínia) e com fonoaudiólogos e psicólogos.
Também foram feitas apresentações da banda militar e dos cães adestrados do Exército. Houve distribuição de mudas de árvores e de pipoca e algodão-doce. Para as crianças, foram disponibilizados brinquedos e outras atrações recreativas e educativas.
De acordo com Alexandre Urioste, comandante do 2º Batalhão Logístico de Campinas, as atividades naquela cidade se tornaram constantes, gerando inclusive o programa “Prefeitura nos Bairros”, feito quase totalmente pela prefeitura.
Em Paulínia, a ação foi realizada no contexto do treinamento da 11ª Brigada de Infantaria Leve para a Olimpíada do Rio de Janeiro, que acontece no mês de agosto. Durante todo o dia, a população paulinense verificou a presença de militares nos bairros.
Fernanda Aparecida Araújo, de 33 anos, moradora do bairro Alto dos Pinheiros, levou os dois filhos – um de 11 anos e outro de 2 anos – para cortar o cabelo e passar por uma avaliação odontológica com os profissionais do Exército.
“Esse tipo de evento é muito bom. O Exército a gente só conhece da televisão. Por outro lado, é muito importante a prefeitura trazer esses serviços até aqui, porque às vezes não temos tempo de ir até o centro da cidade para resolver algumas coisas”, disse.
O filho dela de 11 anos, Matheus Araújo da Silva, afirmou que quer seguir carreira no Exército. Ele se impressionou com a exposição dos materiais usados pelas Forças Armadas e se divertiu com as apresentações dos cães adestrados e da banda musical.
NÚMEROS
Médicos – 350 atendimentos
Dentista – 238 atendimentos
Procon – 83 atendimentos
Emprega Paulínia – 96 atendimentos
Mudas de árvores – 150 distribuídas