Realizado há 21 anos em Paulínia, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) caminha para a formatura de mais uma turma de alunos da rede municipal de ensino.
O evento será realizado no Theatro Municipal no dia 24 de junho com alunos dos 5º anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Nelson Alves Aranha Neto, Ver. Oadil Pietrobom, Prof. Domingos de Araújo, Yolanda Tiziani Pazetti e Profª. Odete Emídio de Souza.
Neste ano, 1.222 estudantes receberão o certificado do curso, que é oferecido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria da Educação, em dez escolas.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Todo o conteúdo é desenvolvido em sala de aula, totalizando 16 aulas no semestre. “O que queremos é evitar o primeiro contato dessas crianças com as drogas. Isso é o mais importante”, afirmou o cabo da PM William Alves da Silva, instrutor do Proerd em Paulínia.
“Esse é um assunto que sempre surge em sala de aula e cada profissional aborda a questão, sempre visando a saúde e a qualidade de vida”, disse Rosa Maria Palma Nogueira, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação de Paulínia.
Lúdico
De acordo com o instrutor, os alunos aprendem de maneira lúdica, com ajuda de jogos, brincadeiras e atividades pedagógicas, como palavra cruzada, o quanto as drogas são prejudiciais à saúde.
Na EMEF Sol Nascente, o Proerd é oferecido aos alunos há dez anos. O diretor da escola, professor Heraldo Heder dos Santos, afirmou que os alunos ficam motivados com as aulas. “A motivação é tão grande que os alunos das séries iniciais sempre perguntam se vai ter o Proerd quando eles chegarem no 5º ano. Eles nos procuram querendo saber, pedindo para ter a aula com o William”, contou.