Início Região Agemcamp empossa nova diretora

Agemcamp empossa nova diretora

A posse de Ester Viana foi oficializada pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita

O Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano – empossou oficialmente na quinta-feira, 21 de março, Ester Viana como Diretora Executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). A posse foi oficializada pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita, no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas.

Segundo Ester, fortalecer a identidade do cidadão metropolitano e contribuir com sua qualidade de vida por meio de projetos concretos são os principais propósitos da agência. “A Agemcamp nasceu para articular o planejamento dos assuntos metropolitanos através de um trabalho conjunto entre os Prefeitos e o Estado. Hoje não se pode pensar em resolver a demanda de um município de maneira isolada, é preciso analisar todos os municípios para que os avanços beneficiem a população de toda a Região”.

Em seu discurso, o Secretário Edmur Mesquita destacou o fortalecimento da Região com a criação da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Metropolitano, primeira pasta especial para cuidar das regiões metropolitanas – e também os investimentos do Governo do Estado que estão em andamento na RMC – cerca de R$ 6 bilhões.

A nova diretora destaca como prioridades da Agência Metropolitana de Campinas avançar com a cultura do planejamento metropolitano; apoiar os projetos desenvolvidos pelas Câmaras Temáticas; fortalecer a integração entre as Secretarias de Estado e os Prefeitos da RMC; estimular o debate em fóruns sobre temas metropolitanos em parcerias com universidades, institutos de pesquisa, prefeituras, entidades de classe e ONG’s (Organização Não Governamental) da Região; aproximar a sociedade civil das discussões a respeito das demandas da RMC.