Início Empresarial Braskem fortalece seu compromisso com a sustentabilidade

Braskem fortalece seu compromisso com a sustentabilidade

Projeto ambiental garante economia de recursos hídricos e beneficia a população

A Braskem, maior fabricante de resinas termoplásticas das Américas, fortalece sua busca pelo desenvolvimento sustentável com o projeto Aquapolo Ambiental. Inaugurado em 2012, pela Sabesp e pela Odebrecht Ambiental a partir de uma demanda da companhia, o Aquapolo é o maior projeto de tratamento de água para uso industrial da América Latina.
O projeto substitui a água potável e aumenta a oferta para consumo da população, ampliando a segurança do abastecimento na Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa também permitiu que o polo petroquímico do ABC deixasse de consumir mensalmente 450 milhões de litros de água tratada, o que corresponde a 175 piscinas olímpicas.
O aumento do volume de utilização de água reciclada é uma das iniciativas da Braskem em busca pelo desenvolvimento sustentável, não apenas em produtos finais, mas em todo o processo produtivo. Em seus ecoindicadores, a petroquímica reduziu em 11% a geração de efluentes e em 6% o consumo de água. Os índices estão abaixo da média da indústria química no Brasil.
A água de reuso é um produto fundamental para a preservação de recursos hídricos, sem limitar o crescimento econômico da região. Os benefícios vão além da economia de água potável, uma vez que implicam redução do uso de produtos químicos no tratamento de água e menor impacto nos recursos hídricos da região onde o projeto está alocado.