Início Meio Ambiente Agência Nacional da Água lança Projeto para garantir abastecimento em todo país

Agência Nacional da Água lança Projeto para garantir abastecimento em todo país

Rio Jaguari:situação nos rios da região
Rio Jaguari:situação nos rios da região

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou esta semana o “Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH)”, que prevê definir as principais intervenções estruturantes e estratégicas de água no País. Entre as medidas estão, as construções de barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração dos atuais sistemas de captação e distribuição do recurso. A estratégia foi criada justamente no período em que o Estado de São Paulo enfrenta sua pior crise hídrica da história.

O plano também estuda como reduzir os riscos associados a eventos críticos — secas e cheias. O objetivo é evitar riscos da oferta de água para o abastecimento humano e para as atividades produtivas em situações de seca, estiagem ou desequilíbrio entre a oferta e a demanda do recurso.

O projeto foi criado em 2012 e deve ser concluído nos próximos dois anos. A projeção é que até 2020 sejam identificadas as demandas e as ações e obras propostas nos 15 anos seguintes. O objetivo é que as obras identificadas pelo plano sejam executadas primordialmente pelo Ministério da Integração e seus parceiros tanto no âmbito federal, quanto estadual.

O plano vai analisar ainda os usos setoriais da água, levando em consideração conflitos existentes e potenciais, além dos impactos na utilização da água em termos de quantidade e qualidade.

O PNSH será realizado por meio de parceria entre a ANA, o Ministério da Integração Nacional e o Banco Mundial, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas).