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Alça de acesso da D. Pedro à Barão Geraldo será liberada nesta terça, 22

Outras duas alças em construção irão desafogar o transito na saída do distrito e da SP-332
Outras duas alças em construção irão desafogar o transito na saída do distrito e da SP-332

Nova alça integra o projeto de ampla reformulação do Trevo, que eliminará os conflitos viários existentes atualmente

A Concessionária Rota das Bandeiras libera na próxima terça-feira, dia 22, uma nova alça de acesso ao distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A pista, com pouco mais de 900 metros de extensão, permitirá que o motorista que trafega pela rodovia D. Pedro I (SP-065), sentido Anhanguera, acesse o distrito sem passar pelo trecho popularmente conhecido por Tapetão, na rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), aumentando desta forma a segurança e a fluidez do trânsito no local.

Para utilizar a nova alça, o motorista deverá acessá-la no km 138+500 da D. Pedro I, como já ocorre atualmente. A nova pista, contudo, segue até próximo ao posto de gasolina instalado na entrada do distrito.
“A liberação deste acesso é mais um importante passo desta obra, que irá eliminar os cruzamentos em nível existentes hoje. O Trevo de Barão tem o entrelaçamento de duas importantes rodovias e, por isso, a necessidade de desafogar o trânsito, com a criação de novas pistas”, explica o engenheiro responsável pela obra, Abner Toledo.
Com a liberação desta alça, o motorista que está na D. Pedro I e irá seguir para Paulínia pela Prof. Zeferino Vaz deverá, de forma provisória, trafegar até o km 139 e utilizar três das quatro alças do Trevo de Barão Geraldo para acessar o Tapetão. Até o fim do ano, uma bifurcação na alça do km 138+500 permitirá o acesso direto à SP-332, com uma passagem inferior pelo Tapetão.
Todo o trecho vai receber sinalização especial para orientar os motoristas sobre as modificações no trajeto. A Rota das Bandeiras pede paciência aos usuários, uma vez que as intervenções são necessárias para a realização das obras, que vão trazer mais segurança e conforto a todos, minimizando o risco de acidentes no local.

Remodelação
A nova alça faz parte da ampla remodelação do Trevo de Barão Geraldo. Iniciada em setembro do ano passado, a obra tem previsão de entrega total até o fim deste ano, com investimento de R$ 8,7 milhões da Concessionária. Serão cinco novas alças de acesso, que eliminarão o conflito viário existente atualmente.
No mês passado, a primeira das alças entrou em operação: a saída do distrito de Barão Geraldo para quem segue em direção a Paulínia pela Prof. Zeferino Vaz agora ocorre pelo lado direito da via, antes do viaduto. O antigo traçado, pelo lado esquerdo, estava fora dos padrões de segurança estabelecidos pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
As outras duas alças em construção irão desafogar o trânsito na saída do distrito e da SP-332, para quem segue na D. Pedro I sentido Anhanguera. Atualmente, estes dois fluxos dividem espaço no Tapetão com quem segue para Campinas.
O acesso a Barão Geraldo para quem trafega pelo Tapetão terá o mesmo traçado, mas a pista sofrerá elevação, uma vez que uma da novas alças passará sob a rodovia. A bifurcação para quem segue para Paulínia também será mantida, assim como a saída do distrito em direção a Campinas permanecerá pelo viaduto.

*Vindo de Campinas, depois do trevo da D. Pedro: duas pistas: a da direita entra em Barão Geraldo, a da esquerda irá para Paulínia.

* Vindo do Shopping D. Pedro: duas pistas: a da direita entra em Barão Geraldo, a da esquerda irá para Paulínia separadamente, sem juntar com a que vem de Campinas como atualmente.
* Vindo da Via Anhanguera: Continua igual: depois do trevo da D. Pedro, à direita, segue como vindo de Campinas.
* Vindo de Paulínia: duas pistas, a da direita vai para a Rod. D. Pedro no sentido da Via Anhanguera e a da esquerda, para Campinas.
Para o Shopping D. Pedro, continua como hoje, entrando à direita sob a ponte no trevo, como atualmente. Não haverá entrada para Barão Geraldo neste local.
* De Barão Geraldo, indo para Campinas: duas pistas, a da esquerda vai para Campinas, subindo a ponte e a da direita, para Paulínia: ao contrário do que é atualmente.
* De Barão Geraldo, indo para o Shopping D. Pedro: Como hoje, por cima da atual ponte e depois do trevo da D. Pedro, entrar à direita.
* De Barão Geraldo indo para a Via Anhanguera: Como hoje.
* De Barão Geraldo, indo para Paulínia: duas pistas: a da direita vai para Paulínia e a da esquerda sobe na ponte e vai para Campinas.