Início Cultura Alquimia Jovem encerra atividades do ano com miniorquestra

Alquimia Jovem encerra atividades do ano com miniorquestra

A apresentação do grupo contou com a presença dos pais e convidados dos alunos

“Para quem não sabia uma nota musical há oito meses é uma vitória fazer parte de uma miniorquestra”. Essa frase expressa o sentimento dos 80 jovens que integram o projeto social Alquimia Jovem, mantido pela Rhodia, empresa do grupo Solvay, e que neste sábado, dia 1º de dezembro, fizeram sua primeira apresentação oficial durante o evento de encerramento das atividades de 2012 do projeto.

Ao longo do ano letivo, os estudantes desenvolveram, entre outras atividades, uma oficina de música com conceitos de ritmo e harmonia, estudaram teoria musical, tiveram aulas de técnica vocal e dicção e fabricaram instrumentos percussivos para que juntamente com o coral e flautas fosse formada essa miniorquestra.

A estreia, durante evento no Clube da Rhodia, no distrito de Barão Geraldo, foi feita especialmente para os pais e familiares dos jovens, educadores e convidados. Foram apresentadas algumas cantigas populares e ao mesmo tempo foi realizada uma exposição com os trabalhos desenvolvidos na oficina de pintura abstrata.

O Alquimia Jovem é um programa de educação complementar desenvolvido pelo Instituto Rhodia, instituição sem fins lucrativos, para atender anualmente 80 crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, em situação de risco social, de comunidades próximas às instalações industriais da empresa, e que estudam em escolas públicas de Paulínia e do distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em 2012 foram atendidos jovens das seguintes escolas: Escola Municipal Monte Alegre IV (Paulínia), Escola Estadual Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira (Paulínia) e Escola Estadual Francisco Álvares (Campinas).