Início Paulínia Alunos da EJA participam de palestra sobre escolha profissional

Alunos da EJA participam de palestra sobre escolha profissional

De acordo com o palestrante, escolher o curso de acordo com as habilidades e aptidões é uma saída inteligente
De acordo com o palestrante, escolher o curso de acordo com as habilidades e aptidões é uma saída inteligente

A EMEFM “Vereador Ângelo Corassa Filho” promoveu uma palestra que abordou as profissões e o mundo do trabalho. A palestra foi ministrada pelo professor Aldair José Falavigna, mantenedor do Precoltec Cursos. O convite foi feito pela diretora da escola, Adriana de Campos Meroni, na ocasião do trabalho realizado na disciplina de Português com os alunos do 3º ano.

O público alvo foram os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que tiveram a oportunidade de ter informações e orientações quanto ao mercado de trabalho e, principalmente, de algumas ferramentas e possibilidades para eles reconhecerem o perfil profissional exigido para diversas profissões.
Embora o mercado de trabalho se apresente, no momento, de forma recessiva, o que foi ressaltado pelo professor Aldair é que sempre haverá uma vaga para o bom profissional, para aquele que é bom no que faz. Dessa forma, escolher o curso de acordo com as habilidades e aptidões observadas ao longo das experiências dos alunos, já que são adolescentes e adultos que já estão trabalhando, é uma saída inteligente. Porém, o que ficou mais registrado para os alunos da EJA é que qualquer escolha deve ser feita de acordo com a vocação, ou seja, com amor pelo trabalho que se pretende realizar.
Também, foi sugerido que o ser humano deve procurar ser feliz em qualquer lugar em que se encontre e, principalmente, no trabalho. “A vida é uma viagem de trem cheia de estações e, fazer escolhas em continuar a viagem ou descer em algum lugar é opção nossa. Assim, se fizermos uma escolha equivocada na profissão ou em outro aspecto da vida, é possível mudar a rota e buscar um novo caminho, uma nova perspectiva em que seja possível ser feliz”, disse o professor.
“Essa palestra veio contribuir para com o trabalho dos professores da escola que estão trabalhando com textos usuais no ambiente profissional, como currículo, requerimento e outros pertinentes ao mundo do trabalho. Os alunos também fizeram pesquisa sobre os cursos que pretendem cursar e como está o mercado de trabalho nas áreas em que pretendem atuar; compartilharam o resultado da pesquisa com os colegas, na sala de aula”, disse a professora Ruti Borges da Costa.