Curso aconteceu no sábado (28) pela manhã, e à noite os atores já entraram em cena no espetáculo musical apresentado no Theatro Municipal
Dois casais que participaram do workshop ‘Teatro Musical’ promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com o musical New York, New York, foram selecionados para atuarem como figurantes na apresentação realizada no dia 28 de setembro em Paulínia. O workshop aconteceu no mesmo dia, pela manhã, e contou com a participação de 50 pessoas.
Os alunos foram selecionados de acordo com o desempenho no curso e não sabiam que a seleção de figurantes aconteceria durante o encontro.
O maestro Fábio Gomes de Oliveira, produtor do espetáculo, afirmou que a oportunidade de colocar esses dois casais no musical só foi possível devido à receptividade da cidade. “Encontramos o campo certo, com condições necessárias para firmamos essa parceria. A cidade entende a importância da cultura para seu desenvolvimento e isso impulsiona ações de incentivo a inserção das pessoas no mundo cultural”, afirmou.
Para a secretária de Cultura, Mônica Trigo, a participação desses alunos no musical mostra que uma nova política pública começa a ser implantada na cidade. “O osso objetivo é inserir a população na agenda cultural e promover este contato direto com a arte. Com essa parceria entre a produção de um grande espetáculo e a administração municipal, que foi inédita na cidade, conseguimos ver que isso é possível e as pessoas querem fazer parte deste projeto”, disse.
Durante o workshop, os aspirantes a atores de musicais e os profissionais que acompanharam a palestra, conheceram o universo do teatro musical em todas as suas funções artísticas e técnicas e os mecanismos que envolvem um espetáculo desde sua criação até a sua última apresentação.
Participação
Para a estudante de música, Marília Andreani, ter participado como figurante, mesmo que por um dia, de um musical grandioso como o New York, New York, foi um passo importante para ela conseguir focar a carreira para ser uma artista completa. “Essa experiência serviu como uma orientação para o meu trabalho. Agora eu tenho um rumo”, explicou.
Rodrigo Ziemann afirmou que sua participação no musical serviu para que ele pudesse colocar em prática o que tem aprendido nas aulas de teatro. “Foi muito interessante vivenciar tudo aquilo que ouço na teoria. Fiquei muito feliz com a oportunidade e agradeço a Secretaria de Cultura e os responsáveis do New York, New York pela oportunidade”, completou.
Também foi selecionado para participar do musical o casal Aline Regla e Alexandre Cintra.
Curso
O workshop, ministrado pela artista Beatriz Lucci no dia 28 de setembro, no auditório Carlos Tontoli (Prefeitura de Paulínia) foi realizado com o objetivo de auxiliar a preparação do aspirante a ator de musicais, descrever o universo do teatro musical em todas as suas funções artísticas e técnicas e criar um público consciente dos mecanismos que envolvem a criação de um espetáculo até sua última apresentação, além de oferecer ampla experiência no desenvolvimento da história do teatro musical e as características essenciais dos mais renomados compositores.
Novo espetáculo
Os alunos contemplados também acompanharão o musical Tim Maia – Vale Tudo, que acontece no próximo final de semana no Theatro Municipal. Eles farão uma visita aos bastidores do espetáculo, terão oportunidade de conhecer e trocar experiências com os atores e acompanharão o de perto o musical durante a apresentação ao público. “No New York New York eles participaram como atores figurantes. No Tim Maia, eles vão poder conhecer todo o funcionamento do espetáculo, ver os bastidores, ter um contato maior com a produção. Será uma experiência importante para esses jovens atores que querem se profissionalizar no teatro musical”, finaliza a secretária.