Vereadores estiveram no local para averiguar situação denunciada pela população. Empresários da cidade e os próprios funcionários doam ração e evitam que cães passem fome
Na quinta-feira (4), os vereadores Kiko Meschiatti (PRB) e Tiguila Paes (PPS) estiveram no Centro de Controle de Zoonoses de Paulínia para verificar algumas denúncias que foram feitas em seus respectivos gabinetes. De acordo com os vereadores, as informações eram de que os animais abrigados pelo órgão estavam passando fome por falta de ração.
“Pessoal, estamos aqui hoje para verificar se esse fato é verídico ou não, porém, isso não é verdade. Os cães do Centro de Zoonoses estão sendo bem alimentados, mas não com recursos da Prefeitura e sim através de doações”, disse Kiko em um vídeo postado em seu perfil no Facebook.
Os vereadores afirmaram que em conversa com os servidores que trabalham no local, descobriram que os animais só não estão passando fome por conta da solidariedade de alguns empresários de Paulínia que frequentemente doam o alimento. Além disso, os próprios funcionários também ajudam na compra de ração para evitar que os animais sofram com a fome.
“Existia uma licitação em vigência no mês de janeiro para a aquisição de ração, porém essa licitação foi cancelada e até hoje nada foi feito para suprir essa necessidade. Não há um contrato emergencial e nem uma carta-convite que amenizasse a situação enquanto a licitação fosse tramitada. Eles realmente dependem de doação”, disse Kiko ao Jornal Tribuna.
No vídeo que circula pelas redes sociais, Tiguila ainda sugere uma parceria entre a administração municipal e o estado como forma de melhoria para o setor. “Os antigos gestores do nosso município chegaram a anunciar a criação de um departamento de proteção e bem-estar animal, mas infelizmente isso não saiu do papel. Então, faço uma sugestão ao nosso prefeito, até porque essa parceria é de custo zero para a nossa cidade. Uma parceria entre município e estado para a criação desse departamento para o bem-estar desses animais em Paulínia”, disse.
Nas imagens Kiko ainda se despede e faz um convite para que o prefeito Dixon Carvalho (PP) faça uma visita ao local para conhecer de perto a situação do órgão. “Venha até prefeito, faça uma visita ao pessoal da Zoonoses. Eles vão informar para o senhor as necessidades deles”, finalizou.