Operadora do McDonald’s no Brasil é a primeira do segmento a aderir à prática
A divisão brasileira da Arcos Dourados – empresa que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina –, anunciou que vai começar a comprar carne de áreas praticantes de pecuária sustentável. Com essa iniciativa, a empresa será a primeira do segmento de serviço rápido a adquirir o produto proveniente de regiões verificadas como sustentáveis. O projeto iniciará com a compra de 250 toneladas por ano, mas prevê que ao longo dos próximos anos, 100% da carne utilizada na rede venha dessas áreas.
A companhia tem um longo histórico de investimentos em iniciativas sustentáveis e tem como desafio diário encontrar novas oportunidades dentro de sua área de atuação. “Somos uma empresa cujo principal produto é feito de carne bovina, por isso ocupamos um papel fundamental nessa cadeia produtiva. Com esse projeto de pecuária sustentável, vamos contribuir diretamente para a conservação do meio ambiente, além de estimular o consumo responsável desse produto”, afirma Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade da Arcos Dourados.
A primeira remessa de carne será proveniente do Programa Novo Campo, que fica no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. O projeto foi implementado pela empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (Pecsa), responsável por captar recursos financeiros e implantar as boas práticas nas fazendas, conjuntamente com o Instituto Centro de Vida (ICV), responsável pelo monitoramento das práticas. A JBS é parceira do Novo Campo, garantindo a compra e o processamento da carne.
Para Márcio Nappo, Diretor de Sustentabilidade da JBS, “a iniciativa do McDonald’s mostra a real importância da pecuária sustentável e ajuda a fortalecer a relação de toda a cadeia de valor até a chegada do produto ao consumidor final. Para a JBS, que tem como objetivo estreitar essa conexão entre produtores e mercados, é essencial contar com parcerias como esta. Estamos muito satisfeitos em poder oferecer produtos que atendam as exigências socioambientais e necessidades de nossos clientes”, afirma.