Início Colunas Atenção aos sinais: desatenção nem sempre é TDAH. Por Denise A. Wendland

Atenção aos sinais: desatenção nem sempre é TDAH. Por Denise A. Wendland

Você já viu alguma criança com dificuldade em manter o foco, seguir instruções ou acompanhar o ritmo das aulas? Essas muitas vezes levantam a suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas é importante saber que outra condição pode ter sintomas semelhantes: o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).

O que é o Processamento Auditivo Central?

É como o cérebro “traduz” os sons que ouvimos, ajudando a entender conversas, mesmo com barulho, seguir instruções e perceber diferenças entre os sons. Quando essa habilidade está alterada, mesmo com audição normal, a criança pode ter dificuldades que afetam diretamente a aprendizagem.

Como diferenciar TPAC de TDAH?

Embora ambas as condições compartilhem manifestações como desatenção e dificuldades acadêmicas, elas têm origens distintas. No TDAH, o problema está relacionado à regulação da atenção, ao controle inibitório, organização e planejamento, enquanto no TPAC, a dificuldade afeta as habilidades auditivas específicas, como compreender a fala em ambientes ruidosos ou seguir instruções sequenciais.

Intervenção adequada faz toda a diferença!

A boa notícia é, se confirmado o TPAC, o acompanhamento fonoaudiológico ajuda a melhorar a escuta e as habilidades auditivas. Já no caso do TDAH, o tratamento inclui estratégias comportamentais, terapias e, em alguns casos, medicação.

Entender as diferenças entre essas condições é essencial para oferecer o suporte certo. Procure um profissional especializado! Um diagnóstico correto é o primeiro passo para que uma criança supere desafios e alcance seu potencial.

Denise A. Wendland é psicóloga especialista em Neuropsicologia pelo CRP 06/11172.

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