Início Empresarial Azul anuncia voo entre Campinas e Lisboa, sua primeira rota para Europa

Azul anuncia voo entre Campinas e Lisboa, sua primeira rota para Europa

A operação será realizada com jatos A330, da Airbus, com novos interiores
A operação será realizada com jatos A330, da Airbus, com novos interiores

Voo terá três frequências semanais a partir de 4 de maio. Rota ainda depende de autorização das autoridades aeroportuárias

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informou que seu primeiro voo regular para a Europa será para Portugal, com uma rota de três frequências semanais entre Campinas (São Paulo) e Lisboa a partir de 4 de maio.
Atualmente, a operação internacional da aérea, a terceira maior do Brasil, contempla voos para Miami e Orlando, nos Estados Unidos, para Caiena, na Guiana Francesa, e voo sazonal na alta temporada para Punta del Este, no Uruguai, que se encerra em fevereiro. A companhia suspendeu planos de voar para Nova York, desmotivada pela alta do dólar.
A rota para Lisboa, que pode chegar a seis frequências semanais na alta temporada, ainda depende de autorização das autoridades aeroportuárias brasileiras e portuguesas.
“O desembarque da companhia na Europa faz parte de um planejamento estratégico e de malha – a empresa será a única aérea de bandeira brasileira a ter voos sem escalas para Portugal”, disse a Azul em comunicado.
A operação será realizada com jatos A330, da Airbus, com novos interiores.
Segundo a empresa, o acordo de compartilhamento de voos com a portuguesa TAP — adquirida por consórcio formado pelo fundador da Azul, David Neeleman, e o empresário português Humberto Pedrosa — vai permitir ligações de Lisboa para mais de 80 destinos em 35 países.

Corte na oferta
A malha prevista pela empresa para abril vai ter um corte de 7% na oferta em relação ao começo deste ano, disse a empresa à Reuters nesta quinta-feira.
Segundo o presidente da companhia aérea, Antonoaldo Neves, pode haver redução de capacidade também no segmento internacional neste ano, mas é cedo para ter certeza.
Em meio aos planos de redução de oferta, a companhia disse que vai enviar à portuguesa TAP nove jatos E190 da Embraer, seis ATRs e dois A330, da Airbus, estes últimos que fariam a rota para Nova York. A companhia também vai devolver três E190 cujo contrato de leasing está perto de acabar.