Secretarias de Saúde e Defesa Civil se unem para visitar casas e orientar moradores contra o mosquito Aedes aegypti
A Secretaria de Defesa Civil de Paulínia integrará a campanha contra Dengue que a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária vem realizando no município.
As atividades aconteceram neste sábado, dia 23, a partir das 08hs, no bairro Bom Retiro. Na ocasião dez técnicos da Defesa Civil fortalecerão o grupo de mais de 20 agentes de saúde que farão visitas porta a porta em todos os bairros da cidade.
A iniciativa acontece porque cerca de 80% dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, se concentram no interior das casas.
A Vigilância ressalta a importância de não deixar água parada em garrafas, vasos e pneus, além de manter caixas d’água e calhas tampadas.
“A população pode contribuir com o trabalho dos agentes abrindo as portas de sua residência e ouvindo atentamente as instruções. Os agentes não são responsáveis por retirada de entulhos, ou recolhimento de lixo, mas estão preparados para instruir, orientar e prevenir a proliferação do mosquito”, garantiu a diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Hernany Henrique Garcia Justino.
De acordo com a prefeitura, também são realizadas ações conjuntas com a Secretaria de Obras e Serviços, intensificando a coleta de resíduos nos bairros identificados como mais críticos e com indicadores de densidade mais elevados.
Coleta por contêineres
A Vigilância Sanitária vem realizando um trabalho de esclarecimento da população quanto à disposição do lixo comum, onde a Secretaria de Obras e Serviços está implantado a coleta por contêineres que garantem mais praticidade e segurança no descarte pela população.
Números da Dengue
O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde informa que de 1º a 21 de janeiro, foram notificados 49 casos de dengue em Paulínia, sendo 34 do município e 15 de outras cidades. Foram confirmados dois casos, sendo todos de outra cidade.