Início Cultura Bailarinos de Paulínia são aprovados em audição para o Bolshoi

Bailarinos de Paulínia são aprovados em audição para o Bolshoi

A secretária Monica Trigo disse que os pequenos bailarinos são motivo de orgulho para a cidade
A secretária Monica Trigo disse que os pequenos bailarinos são motivo de orgulho para a cidade

O que parecia um sonho distante tornou-se realidade para dois bailarinos de Paulínia. Matheus Yuri da Silva, 12 anos, e Júlia Lívia Moreira de Lucena, 11 anos, foram aprovados na Audição da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizada nos dias 18 e 19 de outubro, em Joinville. Eles foram os únicos bailarinos aprovados da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Os pequenos paulinenses se destacaram em um universo de 1.118 bailarinos. As seletivas também foram realizadas em Paulínia nos bairros Monte Alegre, Morro Alto e João Aranha.
De acordo com a secretária de Cultura, Monica Trigo, os bailarinos são motivo de orgulho para a cidade. “Ganhamos um presente com esses meninos”, disse.
A secretária destacou ainda a perspectiva profissional que eles terão. “Essa é uma oportunidade única na vida deles. O contexto contemporâneo e mundial é de uma economia mais complexa, pressionada pela alta tecnologia, pelo deslocamento da noção de valor, pela necessidade de uma população mais capacitada e com maior acesso ao conhecimento. A Cultura desafia o desenvolvimento a encarar a nossa gente como força viva e patrimônio, como ponto de partida e de chegada”, concluiu.
A audição que levou Matheus e Júlia para Joinville aconteceu no início de outubro, no Theatro Municipal de Paulínia, e foi realizada pela bailarina Priscila Yokoi, com o apoio da Secretaria de Cultura e demais Secretarias Municipais.

Vencedores

Matheus e Júlia entraram recentemente nas aulas de ballet clássico, mas já conseguiram destaque no processo seletivo de dança mais acirrado do país, chegando ao índice de 45 candidatos por vaga.
A receita para o sucesso, segundo Jaqueline Cardeneto, professora de ballet da Júlia na   Instituição Semente de Luz é, além da aptidão, ter muita disciplina e dedicação. “Inscrevemos a Júlia mais para fazer um teste. Na verdade, não imaginávamos que já seria aprovada. Mas estamos muito orgulhosos. Ela é uma menina dedicada, por isso, mereceu a classificação”, afirmou.
Júlia afirmou que ficou bastante surpresa com o resultado e pretende seguir em frente com a carreira de bailarina clássica. “Nem todo mundo tem essa oportunidade. Estou muito feliz”, disse.
Já Matheus é aluno do Espaço da Dança Eliane Benatti. Segundo a professora Joyce Benatti, a preparação de Matheus começou em janeiro com aulas de terça-feira a domingo. “O mérito foi todo do Matheus. Ele tem muito talento. Estamos felizes e orgulhosos”, afirmou.