Início Paulínia Bairro Marieta Dian e adjacências poderão se tornar paulinenses em breve

Bairro Marieta Dian e adjacências poderão se tornar paulinenses em breve

Ruas sem asfalto mostram a situação de abandono a que são submetidos os moradores da região. Foto Jorcival Fernandes Bairro
Ruas sem asfalto mostram a situação de abandono a que são submetidos os moradores da região. Foto Jorcival Fernandes Bairro

O desejo antigo dos moradores do Marieta Dian e bairros vizinhos de serem incorporados à Paulínia está cada vez mais perto de se tornar real. Desde 2008 existe um projeto que pede a anexação. No mês passado, o Projeto de Lei Complementar 416/08 foi aprovado, porém com emendas, por 319 votos a 32, em Brasília.

A área em questão é definida como sendo 83% pertencentes à Cosmópolis e o restante à Paulínia. Os bairros ficam a 15 km da área urbana de Cosmópolis e a maioria dos moradores gostariam que a região fosse totalmente incorporada aos limites paulinenses, já que utilizam o transporte da cidade, serviço de saúde e escolas, entre outros.
Segundo o líder do Movimento de Anexação do Marieta Dian, Recanto das Águas e Adjacências, Jorcival Fernandes, a luta é antiga, principalmente porque os moradores não têm vinculo nenhum com Cosmópolis nem com a outra cidade vizinha, Americana. “Os moradores desta área têm transporte de Paulínia, participam dos projetos sociais da cidade, têm domicilio eleitoral aqui, mas pertencem a Cosmópolis, o que é uma contrariedade e nos deixa em uma situação de ilegalidade. Paulínia não teria gasto nenhum para incorporar oficialmente algo que já existe”, explica Fernandes.
Após essa aprovação, segundo Fernandes, o próximo passo é ter as emendas aprovadas para a organização de um plebiscito. “Se tivesse sido aprovado do jeito que estava, o processo seria mais rápido, mas agora precisamos esperar, mesmo que nenhuma emenda mude o que queremos. As mudanças não alteram nosso projeto e estamos confiantes que essa situação se resolva até o final deste ano.”
O presidente da associação ainda ressalta a importância da anexação como forma de promover o desenvolvimento da região. “Muitos moram em uma situação de abandono, com ruas sem asfalto, sistema de fossa, sem água e precisando andar quilômetros até o ponto de ônibus mais próximo. Isso é um desrespeito”, protestou Fernandes. Segundo ele, na criação do projeto, o então prefeito de Cosmópolis Dr Antônio (PMDB) foi procurado e questionado sobre projetos de infra-estrutura para a área, porém, nada teria em seu plano de governo que contemplasse a região.
“Anexar é uma necessidade social e os demais moradores precisam ter essa consciência”, conclui Fernandes. Ele agradece pelo empenho dos deputados federal José Augusto Maia (PMDB-PE) e Aline Correa (PP-SP) que apoiam a anexação e se colocaram à disposição. (Texto: Silvânia Silva)