Foram realizados 3.122.843 pedidos alcançando a marca de R$ 1.536.580.634, alavancado pelas compras de eletrodomésticos
A 6ª edição da Black Friday brasileira fechou com saldo bastante positivo. Mesmo com a ocorrência de uma série de problemas anunciados, o evento varejista terminou as 24 horas de descontos com alta de 76% em relação a 2014 e ainda com um terço a menos de reclamações de clientes comparado ao ano passado. Os números são, respectivamente, do Busca Descontos, organizador da versão brasileira da Black Friday este ano, e do Reclame Aqui, site de referência de avaliação de lojas pelo consumidor.
Ainda de acordo com o levantamento do Busca Descontos, foram realizados 3.122.843 pedidos alcançando a marca de R$ 1.536.580.634. As categorias com mais transações, que alavancaram as vendas, foram Eletrodomésticos (R$ 370.853.035 milhões), Celulares e Smartphones (R$ 327.898.435 milhões), Eletrônicos (R$ 240.154.977 milhões), Informática (R$ 146.995.245 milhões) e Móveis (R$ 74.157.824 milhões).
O Reclame Aqui esperava cerca de 3 mil reclamações a mais neste ano, em comparação com o ano passado, o que totalizaria aproximadamente 15 mil registros. No entanto, de acordo com as estatísticas do site, a Black Friday registrou somente 4.400 reclamações até as 23h59 de sexta-feira (27).
Desde o início da madrugada, “Propaganda Enganosa” já era o motivo maior da insatisfação dos clientes em busca de descontos. Nas primeiras oito horas, o termo chegou a responder pela metade das então 1 mil queixas recebidas. Ao final do evento, as falsas ofertas continuaram na liderança e fecharam com 36,2% de representação.
Sites estáveis
No recorte de 0h à 1h, quando os acessos se intensificaram, os sites de e-commerce mais populares apresentaram boa estabilidade, o que se manteve pelo restante do dia. A exceção ficou por conta do Kabum!, cujo hotsite da Black Friday ficou fora do ar por quase 40 minutos, a maioria dos portais das grandes varejistas funcionou com lentidão – destaque para a Renner – mas de maneira aceitável. A análise foi feita pela equipe técnica da Hugme, que monitora em tempo real o comportamento dos sites nesta Black Friday.
Mais cedo, por volta das 20h da quinta-feira (26), no site CasasBahia.com.br o consumidor encontrou a mensagem “Ops! A casa ficou cheia”. Quem tentou comprar nesse horário teve de esperar alguns minutos para começar a encher o carrinho. Já na PontoFrio.com.br uma mensagem parecida: “Ih, tem muita gente comprando”. A Extra.com.br também apresentou problemas, mas foi a que voltou mais rápido, tirando o cliente da fila de espera.