Colaboradores farão o curso nos dias 11 e 18 de junho
Cerca de 400 colaboradores realizam trabalho voluntário no Centro Infantil Boldrini, hospital referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer ou doenças do sangue. Eles se dividem em 12 áreas de atuação, dando suporte e apoio às necessidades da criança e da família, para que permaneçam em tratamento com tranquilidade e qualidade de vida.
Uma dessas voluntárias é Cláudia Delfina Gonçalves, de 47 anos. Pedagoga por formação, ela atua na Estação Boldrini, local que oferece conforto e segurança aos pacientes e familiares que aguardam transporte para cidades da região de Campinas. “Há 19 anos trabalho como voluntária na venda de camisetas promocionais do Boldrini e há seis ajudo o hospital como coordenadora voluntária da Estação Boldrini”, explica Cláudia.
A voluntária conta com animação a importância do trabalho. “Sempre gostei de fazer o bem não importando a quem. Toda a minha dedicação na Estação Boldrini vem da vontade de poder oferecer a essas crianças o conforto e a dignidade de espera para um bom tratamento. Considero importante ressaltar a responsabilidade de exercer o trabalho voluntário, sempre cumprindo o horário escolhido e as orientações fornecidas durante a capacitação”, explica Cláudia.
Nesses anos de atuação, Cláudia vivenciou diversas situações marcantes, porém o que mais chama sua atenção é a dedicação e o carinho das mães e o agradecimento ao tratamento oferecido pelo Boldrini.
Maurício Guedes da Silva, de 56 anos, contador aposentado, é voluntário do Boldrini há um ano e meio. “Moro perto do Boldrini e pesquisei muito na internet sobre o trabalho do hospital. Como já havia feito alguns trabalhos voluntários, decidi doar um pouco do tempo livre para ajudar a instituição e os nossos semelhantes”, comenta.
O voluntário participou do curso de capacitação e optou por trabalhar na Villa Boldrini. “Achei que seria muito útil prestando serviços nessa área. Como voluntário, faço parte de uma engrenagem, onde sem distinção somos importantes e úteis, em qualquer área que venhamos a atuar. O importante é ter consciência do objetivo maior, que é a instituição Boldrini. Na minha área, o que importa não é vender os produtos e sim enxergar as pessoas que entram e saem daquele ambiente, olhar dentro dos seus olhos e procurar ver seus corações e levar vibrações positivas”, finaliza Maurício.
Para os interessados em colaborar com o Boldrini, o Núcleo do Voluntariado do hospital realiza nos dias 11 e 18 de junho o Curso de Capacitação para Novos Voluntários. O objetivo é selecionar pessoas para ingressar no trabalho voluntário da instituição. O curso será no Auditório do hospital, das 9 às 15 horas.
O curso pretende integrar o candidato a voluntário ao ambiente e às pessoas com as quais deverá trabalhar. Os interessados também receberão informações sobre a instituição, o serviço voluntário, o tipo de trabalho a ser executado, as responsabilidades e os limites.
Para ser voluntário no Boldrini é obrigatório fazer esse curso, que se divide em duas fases, num total de 12 horas, e ter mais de 15 anos. Na primeira fase são ministradas palestras da área clínica e da equipe multidisciplinar com profissionais do hospital. O candidato a voluntário terá contato com as doenças tratadas, especialidades clínicas e profissionais das diversas áreas da saúde, como enfermagem, psicologia, nutrição, pedagogia e serviço social entre outros.
Na segunda etapa, os interessados conhecerão especificamente cada área de trabalho do voluntariado, por meio de apresentação feita pelo coordenador responsável. Depois disso, o candidato escolherá a área mais adequada a seu perfil e interesse.
De acordo com Marta Balotin, presidente do Núcleo do Voluntariado do Boldrini, é de fundamental importância que o voluntário esteja preparado para oferecer um trabalho de qualidade e com respeito ao ser humano. “A área hospitalar possui regras bem definidas e necessárias para atendimento e devem ser conhecidas e respeitadas. Isso porque os pacientes, na maioria das vezes, se apresentam fragilizados pela doença”, informa Marta.
“Nosso processo não é seletivo, mas sim por reflexão, ou seja, a pessoa é levada a refletir sobre seu perfil, seu interesse e sua disponibilidade e decidir se a causa escolhida e o processo de trabalho condizem com suas expectativas”, finaliza Marta.
Os interessados devem responder ao questionário disponível no site www.boldrini.org.br ou no Núcleo de Voluntariado (Rua Barão de Parnaíba, 152 – Botafogo, em Campinas) e levá-lo no primeiro dia de capacitação. Não é necessário fazer inscrição.
Sobre o Boldrini
O Centro Infantil Boldrini atua há 33 anos no cuidado a crianças e adolescentes com câncer ou de doenças do sangue. Atualmente, trata cerca de 7 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Serviço: Capacitação de Voluntários
Data: 11 e 18 de junho
Horário: 9 às 15 horas
Local: Auditório Centro Infantil Boldrini
Rua. Dr. Gabriel Porto, 1.270 – Cidade Universitária – Campinas (SP)