Início Paulínia Braskem apoia projeto para construção de instrumentos musicais de plásticos

Braskem apoia projeto para construção de instrumentos musicais de plásticos

Além da exposição, o público teve a oportunidade de assistir à primeira apresentação pública da Orquestra Plástica
Além da exposição, o público teve a oportunidade de assistir à primeira apresentação pública da Orquestra Plástica

Exposição leva ao público processos de idealização e confecção dos materiais

Inovação, sustentabilidade, formação e música. Estes são os conceitos do novo projeto apoiado pela Braskem no desenvolvimento da construção de instrumentos sinfônicos com plásticos PVC. Realizada na Bahia, a iniciativa ocorre em parceria com NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e Governo do Estado.
A fim de exibir ao público o processo de confecção dos aparatos, foi aberta na cidade de Salvador a Exposição Orquestra Plástica, que apresenta fotografias, vídeos e protótipos de violino, viola, violoncelo, formas e utensílios utilizados no decorrer do ofício. A mostra, que tem produção audiovisual e fotográfica de Matheus Pirajá e, cenografia de Lorena Peixoto, permanece no local até este domingo, 12 de outubro.
Além da exposição, o público teve a oportunidade de assistir à primeira apresentação pública de história Orquestra Plástica. Composto por 18 músicos, o grupo demonstrou a eficiência e qualidade dos instrumentos, que foram elaborados ao longo do ano no âmbito do projeto “Orquestra Plástica do Neojiba – Formação Musical para a Sustentabilidade”, com o apoio dos luthiers André-Marc Huwyler, David Matos e Alan Jonas.
“Ao apoiar a Orquestra Plástica do NEOJIBA, a Braskem espera contribuir não apenas para a expansão do acesso do público baiano às artes e à educação musical, mas também estimular novas utilidades para o plástico”, explica Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Sobre o NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. A iniciativa beneficia cerca de 4.500 crianças e jovens em todo o estado da Bahia. O diferencial do NEOJIBA é o seu foco na integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.