Início Empresarial Braskem apresenta projetos educacionais

Braskem apresenta projetos educacionais

BraskemNa semana em que se celebra o Dia das Crianças, a empresa reforça seu apoio a diversas iniciativas de educação infantil e estímulo à formação cidadã

Empenhada em contribuir para o desenvolvimento infantil nas comunidades onde está inserida, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, apresenta na semana das crianças seus projetos socioeducativos, com foco em práticas esportivas e conscientização ambiental.
De acordo com Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da empresa, os programas apoiados pela Braskem reforçam seu comprometimento com a promoção da educação nas comunidades. “Investir em projetos educativos é a melhor maneira de formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Ao apoiar iniciativas que levam novas oportunidades às crianças, queremos contribuir para o desenvolvimento não só dos pequenos, mas de seus familiares, vizinhos e amigos”.
Por meio de projetos socioambientais e esportivos, a Braskem já beneficiou mais de mil crianças, e a expectativa é multiplicar este número a cada ano. “Trabalhamos para que todos os projetos sejam expandidos, recebendo cada vez mais participantes. Queremos promover a mudança desde cedo e tornar as crianças multiplicadoras de um pensamento sustentável para um mundo cada vez melhor”, afirma Chantre.

Conheça mais sobre os projetos da Braskem:

Projetos Socioambientais – O Programa Braskem de Educação Ambiental, criado para centralizar as iniciativas na área, amplia as ações já desenvolvidas para a promoção de atitudes sustentáveis. O projeto tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre temáticas ambientais em suas comunidades e é uma parceria com Sesi-SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), Instituto Akatu e Instituto Ecotece. Em seu primeiro ano, 15 professores e 260 crianças de oito instituições da rede pública foram atendidos pelo projeto.
O Comunidade Ecofashion é um dos projetos que faz parte deste programa. Criado em 2010, tem o objetivo de estimular o cuidado com o meio ambiente por meio da moda. O destaque do projeto é o desfile de roupas confeccionadas com materiais reciclados por crianças e adolescentes, que aprendem sobre sustentabilidade de forma lúdica e divertida.
Outra ação é o Fábrica de Florestas, criado em 2008 em parceria com o Instituto Fábrica de Florestas, a partir de preocupação das empresas do polo petroquímico de Camaçari, na Bahia, com as áreas degradadas e ameaçadas pela ocupação desordenada. O estudo do tema deu origem ao projeto piloto de plantio comunitário denominado Fábrica de Florestas, com o objetivo de produzir – em larga escala – espécies vegetais da Mata Atlântica e de sua área de restinga.
Além do trabalho de recuperação de áreas degradadas, o Fábrica de Florestas também investe em ações de sensibilização e capacitação das comunidades envolvidas, por meio de seminários, visitas guiadas e cursos. Implantado em São Paulo e Rio de Janeiro em 2012, o programa oferece por meio do ‘Viveiro Escola’ atividades de educação ambiental para alunos da rede pública de ensino e visitantes. No total, mais de 17 mil pessoas já participaram das atividades com temas específicos de Florestas.

Esporte Social – Viabilizado em parceria com o programa “Atleta do Futuro”, do Sesi de Mauá, o Projeto Esporte Braskem oferece aulas de natação gratuitas para 360 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, do Grande ABC. Neste ano, o grupo que treina para maratonas aquáticas chegou a 16 atletas, que alcançaram ótimos resultados nos torneios dos quais participaram.
Ainda sob a temática esportiva, a empresa investiu aproximadamente R$ 2 milhões em projetos no estado de São Paulo, mediante doação de recursos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por meio de leis de incentivos fiscais. Entre as iniciativas patrocinadas com verba incentivada estão: Ginástica em Ação, Educação e Inclusão, Futebol e Alegria, Educando pelo Esporte – Basquete Mauá, Ginástica Rítmica Mauá, Andrezinho, Taekwondo Cultivando São Paulo, Futuros Craques e Química do Esporte.