Início Empresarial Braskem comemora 12 anos de atuação

Braskem comemora 12 anos de atuação

Além do Fábrica de Florestas, a Braskem também incentiva outros projetos com foco na sustentabilidade, como o programa “Ser + Realizador”
Além do Fábrica de Florestas, a Braskem também incentiva outros projetos com foco na sustentabilidade, como o programa “Ser + Realizador”

Petroquímica que é referência mundial em inovação conta com 36 unidades industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, completa 12 anos com crescimento acelerado e conquistas estratégicas. Em parceria com clientes de inúmeros setores, está presente em mais de 70 países, participando da vida de milhões de pessoas. Atualmente, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 7,5 milhões de toneladas anuais de resinas termoplásticas (polietileno, polipropileno e PVC). Com os produtos petroquímicos básicos, a produção anual é superior a 16 milhões de toneladas.

O pioneirismo da companhia com a produção em larga escala do polietileno verde foi reconhecido internacionalmente pela revista Fast Company, referência mundial em negócios e inovação. A Braskem foi a única empresa brasileira a entrar no ranking das 50 empresas mais inovadoras de 2014, com destaque para o trabalho de pesquisa em produtos de origem renovável. A lista trouxe ainda empresas como Google, Nike, Netflix e Airbnb.
A área de Inovação & Tecnologia da petroquímica atua continuamente na pesquisa de novos produtos químicos de fontes tradicionais e renováveis. Anualmente, a empresa investe um montante médio de R$ 200 milhões na área, o que prova seu compromisso constante com inovação. Em 2013, foram 112 os pedidos de patentes depositados, um aumento de quase 80% em comparação ao ano anterior. Com isso, a empresa atingiu 764 documentos, no Brasil e no exterior, nas áreas de biotecnologia, química verde, química a partir da nafta, entre outros. E em 2014, o trabalho continua avançando. No primeiro trimestre, a Braskem contabilizou mais dez novos pedidos de patente, totalizando 774.
Com 29 plantas industriais no Brasil, a empresa também comemorou neste ano os seis anos de atuação da unidade de polipropileno, situada na cidade de Paulínia, em São Paulo. A PP 3 é reconhecida nacionalmente por ser uma unidade moderna e se destacar pela flexibilidade logística no recebimento de propeno – matéria-prima para a produção do polipropileno – de diversas formas: marítimo, rodoviário e por dutos, contribuindo para facilitar o transporte desse insumo básico na região.
A preocupação da Braskem com a mão de obra qualificada na região de Paulínia também ganhou força durante estes anos. Com o Programa de Formação de Operadores’, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), a empresa oferece para jovens talentos curso técnico com objetivo de desenvolver profissionais para indústria química. No ano passado, 82 alunos iniciaram a participação no programa da companhia.
Crescer de forma sustentável, com foco em excelência nas questões de saúde, segurança e meio ambiente, é também uma diretriz estratégica para a empresa. Um das ações com foco em sustentabilidade em Paulínia é o projeto Fábrica de Florestas com o Viveiro-Escola, espaço voltado à conscientização ambiental e que reúne mais de 25 mil mudas de espécimes da Mata Atlântica no Jardim Botânico Municipal. O programa de educação ambiental busca envolver os estudantes em problemáticas de meio-ambiente e em atividades como produção de mudas de espécies florestais, palestras e seminários.
Além do Fábrica de Florestas, a Braskem também incentiva outros projetos com foco na sustentabilidade, como o programa “Ser + Realizador”, que atualmente envolve cerca de 1,5 mil catadores de materiais recicláveis. Lançada em dezembro de 2013, a iniciativa auxilia os catadores com capacitações profissionais e consultorias para melhorar a renda individual. Além de São Paulo, as ações do Ser + Realizador também são desenvolvidas em todos os estados brasileiros onde a Braskem está presente: Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.