Início Empresarial Braskem e GE fecham parceria para novo sistema de tratamento de água

Braskem e GE fecham parceria para novo sistema de tratamento de água

“Trabalhar de forma sustentável foi uma decisão que tomamos há mais de 10 anos e faz parte do centro da missão estratégica da Braskem”, disse o gerente Pedro Boscolo
“Trabalhar de forma sustentável foi uma decisão que tomamos há mais de 10 anos e faz parte do centro da missão estratégica da Braskem”, disse o gerente Pedro Boscolo

Acordo traz processo inovador para as instalações da petroquímica e melhorias operacionais

Visando evoluir em seu desafio e atingir seu propósito de melhorar a vida das pessoas, criando soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem constantemente busca parceiros. Para melhorar os processos hídricos em suas instalações de Mauá (SP), a solução veio da GE Water & Process Technologies. Por meio do projeto, a petroquímica contará com uma frota móvel, dentro de um container, para o desenvolvimento e utilização de novo sistema de tratamento de água em sua unidade de polipropileno.

Através da tecnologia de osmose reversa, que possibilita a produção de água com baixa concentração de sais dissolvidos, o polimento da água desmineralizada ocorrerá de forma mais segura, rápida e confiável.
“Trabalhar de forma sustentável foi uma decisão que tomamos há mais de 10 anos e faz parte do centro da missão estratégica da Braskem. A parceria com a GE na aplicação do skid de osmose reversa trará grandes benefícios à Braskem, uma vez que o sistema antigo demandava trabalho operacional e utilização de soda cáustica e ácido clorídrico. Agora, será possível otimizar processos e reduzir o consumo de produtos químicos”, afirma Pedro Boscolo, gerente industrial da unidade de polipropileno da Braskem.
Parceira da petroquímica há mais de dez anos, a GE Water & Process Technologies também realiza o tratamento das torres de resfriamento e sistemas fechados de água da Braskem.  “A GE Mobile Water garante uma produção sem paradas ou atrasos em operações fabris de diversos segmentos, de forma a evitar prejuízos financeiros e atender às demandas mais urgentes em osmose reversa e tratamento móvel de água”, complementa Massimiliano Santavicca, diretor Comercial da GE Water para a América Latina.

A Braskem e a água

A parceria com a GE não é a primeira ação da Braskem voltada à melhor utilização da água. Apenas em 2013, a empresa deixou de utilizar 13 bilhões de litros de água tratada, por meio de dois programas de reuso de água para fins industriais.
Os projetos Água Viva, no Polo de Camaçari na Bahia, e Aquapolo, que abastece o Polo Petroquímico no Grande ABC, em São Paulo, foram responsáveis em seu primeiro ano de funcionamento por uma economia mensal de água equivalente ao consumo de uma cidade com 178 mil habitantes. Ambas iniciativas são fruto de parcerias da Braskem.