Nesse domingo, 12, quando é comemorado o Dia das Mães, a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, destacou uma de suas funcionárias, que atualmente ajusta o seu dia a dia com os trabalhos na indústria, estudos e família.
Hoje a mulher no mundo moderno estuda, trabalha, faz cursos especializados e domina cada vez mais espaços. E mesmo com funções tão diversas, ainda cuida da casa, do companheiro, da forma física e, sobretudo dos filhos.
A empresa entende que o grande desafio da mulher é alcançar sua própria integração, aprendendo a conciliar todos os seus papéis, sonhos e necessidades. Isto, em função das mudanças históricas, sociais, econômicas e culturais ocorridas na história da civilização, onde, continuamente surgem novos valores, hábitos, formas de relações interpessoais e até mesmo formas de se sentir e de existir.
“A conciliação entre trabalho, estudo e filha, não é fácil, mas por mais ocupada que eu esteja ou que seja difícil estar presente em todos os momentos, não posso deixar que o trabalho ou a minha faculdade venha antes da família. O preço a ser pago no futuro por essa distância é muito alto. Quando posso, estou com a minha filha 100% e compartilho com ela minha dinâmica vida, profissional e estudantil.”, comenta Marineusa Buzza, que trabalha há seis anos como analista de laboratório da unidade de Paulínia, da Braskem.
A analista, também divide seus horários com a vida universitária. “Além da correria do dia a dia, também me dedico ao curso de Química na PUC- Campinas. Acredito que preciso ser uma boa mãe, mas também preciso ser uma boa profissional para garantir um futuro melhor e ainda mostrar a minha filha que é possível conciliar tudo aquilo que amamos”, relata Marineusa.