Empenhada em contribuir com o desenvolvimento da economia circular, a Braskem se tornou parceira do Philadelphia Union, time norte-americano de futebol da Major League Soccer (MLS), em ação que visa promover a reciclagem e o consumo consciente entre torcedores. A iniciativa engloba, ainda, um programa educacional que será implementado em dez escolas públicas na região da Filadélfia.
A partir do programa de reciclagem, todos os copos e tampas vendidos no Talen Energy Stadium, na cidade de Chester, no estado da Pensilvânia, passarão a ser feitos exclusivamente à base de polipropileno, facilitando a separação de materiais. Para engajar os frequentadores do estádio na ação, serão instaladas estações de coleta de resíduos com informações sobre o processo de reciclagem do material e haverá um programa de recompensas para torcedores e funcionários.
Para reforçar sua relação com a comunidade na qual está inserida, a Braskem e o Philadelphia Union coordenarão, também, um programa de educação focado em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como na conexão entre essas áreas do conhecimento, em dez escolas públicas dos condados de Delaware e Gloucester. Os alunos ainda terão informações sobre sustentabilidade, consumo consciente e reciclagem, além de incentivo ao esporte e à saúde.
“A nova parceria da Braskem e do Philadelphia Union reflete o nosso comprometimento conjunto com um futuro mais sustentável, assim como o nosso empenho em contribuir com o desenvolvimento socioambiental das nossas comunidades”, afirma Mark Nikolich, CEO da Braskem America.
No ano passado, a Braskem já havia se unido ao Philadelphia Eagles, time de futebol americano que compete na National Football League (NFL), para desenvolver um programa de reciclagem e educação que, por meio de uma plataforma on-line, atua em 30 escolas públicas, com o mesmo foco em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Desde então, a ação já coletou mais de 300 mil tampas de garrafas. Essa parceria resultou no prêmio inédito Liderança em Sustentabilidade, na categoria “Proteção Ambiental e Circularidade”, concedido pelo American Chemistry Council’s (ACC) – Conselho Norte-Americano da Química.