Programa de estímulo ao empreendedorismo recebeu 190 inscrições, e 12 foram selecionadas para a fase de mentoria e desenvolvimento do plano de negócios
O Braskem Labs, programa de incentivo a negócios voltados à sustentabilidade e à inovação, selecionou 12 projetos para serem capacitados pelo programa. Em sua segunda edição, a iniciativa recebeu 190 inscrições, crescimento de 19,5% em relação ao ano passado.
As soluções inovadoras apresentam soluções para os diversos setores da economia e foram escolhidas considerando a inovação da proposta, o modelo de negócio, impacto social, potencial de mercado e perfil empreendedor dos proponentes. As propostas foram criadas para o setor de plástico e química com foco no desenvolvimento de soluções socioambientais e também projetos que possam combater o mosquito Aedes aegypti. Os projetos selecionados são de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernambuco.
A iniciativa é da Braskem, maior petroquímica das Américas, em parceria com a Endeavor, instituição sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. “Neste ano, encontramos projetos com um nível elevado de maturidade e desenvolvimento, o que nos motiva mais ainda a ajudar cada empreendedor a configurar seu modelo de negócio para alcançar voos ainda maiores”, afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.
Durante os próximos quatro meses, os empreendedores receberão capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais para trabalhar em questões como modelo de negócio, finanças e gestão de equipe, de forma a encontrarem a melhor estratégia possível de acesso ao mercado. Os selecionados receberão o acompanhamento de executivos da Braskem e orientação de especialistas da Endeavor.
Ao final do programa, os selecionados poderão apresentar seus projetos, durante o Demo Day, para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado.
Projetos selecionados
Amazonas/Giulia: Bracelete para comunicação de deficientes auditivo. Pernambuco/Epitrack: Sistema de mapeamento de epidemias por crowdsourcing. Rio Grande do Sul/Piipee: Solução para economia de água na descarga da urina. Santa Catarina/Flamento Funcional: Nanoencapsulamento para combate de mosquitos e diversos outros benefícios na área de saúde. Santa Catarina/Epiome: Sistema inteligente de monitoramento, diagnóstico e análise epidemiológica em larga escala. São Paulo/Protec: Spray químico para combate a mosquitos Aedes aegypti. São Paulo/Confort Banho: Material de banho para acamados sem transportá-los do leito. São Paulo/Kit Livre: Adaptação para cadeira de rodas virar triciclo. São Paulo/Noocity Ecologia Urbana: Hortas urbanas que consegue economizar água. São Paulo/Programa Vivenda: Reformas habitacionais para a população de baixa renda. São Paulo/Único Asfaltos: Mistura asfáltica aplicada nas mais diversas condições climáticas. São Paulo/Wise Waste: Economia circular de resíduos.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Procure pela Braskem nas redes sociais: www.facebook.com/BraskemSA; www.linkedin.com/company/braskem; www.twitter.com/BraskemSA