Início Empresarial Braskem lança aplicativo que calcula ganhos econômicos e ambientais em processos de...

Braskem lança aplicativo que calcula ganhos econômicos e ambientais em processos de injeção

A tecnologia está disponível para sistemas iOS e Android e, por enquanto, apenas para contabilizar processos de injeção
A tecnologia está disponível para sistemas iOS e Android e, por enquanto, apenas para contabilizar processos de injeção

Ferramenta gratuita compara vantagens das resinas Maxio®

Com o intuito de valorizar a acessibilidade e interação com clientes, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, lançou um aplicativo para smartphones que calcula as vantagens de utilizar resinas da família Braskem Maxio®. Lançado em 2012, o selo reúne portfólio que alia maior produtividade com redução de consumo de energia. A novidade foi apresentada na Feiplastic, maior feira do setor de plásticos na América Latina, realizada de 4 a 8 de maio, em São Paulo.
“Mostramos de forma simples e ilustrativa como as resinas Maxio® podem contribuir para ampliar a competitividade das soluções em plástico. É uma forma prática de demonstrar os benefícios econômicos e ambientais decorrentes da utilização de uma resina Maxio®. Além disso, no contexto da crise elétrica do país, esta é uma solução simples e acessível que colabora para que a cadeia do plástico possa fazer escolhas inteligentes”, afirma Walmir Soller, Diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem.
Inovadora, a ferramenta quantifica os ganhos econômicos e ambientais que a família Braskem Maxio® pode trazer para processos de injeção. Os ganhos são estimados de uma forma simples e rápida, bastando apenas que o usuário insira dados sobre a peça produzida em duas situações: utilizando uma resina comum e utilizando uma resina Maxio®. Entre as informações necessárias estão: número de cavidades do molde, custo de mão-de-obra, produção mensal, capacidade de processamento da máquina, custo da resina e número de pessoas por equipamento.
“Ao comparar os dois cenários, o aplicativo exibiu como resultado uma estimativa de variações na produtividade, no peso da peça e no consumo de energia elétrica durante o processamento, além de traduzir tais mudanças em variações no custo de produção e impacto ambiental, como emissão de CO²”, explica Nicolai Duboc, Gerente de Engenharia e Desenvolvimento de Aplicações de Polipropileno e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.
A tecnologia está disponível para sistemas iOS e Android e, por enquanto, apenas para contabilizar processos de injeção.

Expansão
Em 2014, as vendas da família Maxio® atingiram 121.282 toneladas, ante 114 mil toneladas em 2013, distribuídas em nove itens que compõem o portfólio do selo. Com foco em sustentabilidade, tecnologia e inovação, os produtos exclusivos agregam vantagens por meio de redução de consumo energético, com menores temperaturas de processamento, aumento da produtividade com menor ciclo de produção e redução de peso em produtos finais.

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA