Início Empresarial Braskem lança programa de incentivo a startups que promovam impacto social

Braskem lança programa de incentivo a startups que promovam impacto social

 

A Braskem lançou na Feiplastic uma plataforma para impulsionar negócios voltados à sustentabilidade e à tecnologia
A Braskem lançou na Feiplastic uma plataforma para impulsionar negócios voltados à sustentabilidade e à tecnologia

Braskem Labs estimulará projetos que criam soluções sustentáveis por meio do plástico

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, lançou na Feiplastic, maior feira da América Latina do setor, que aconteceu de 4 a 8 de maio, em São Paulo, uma plataforma para impulsionar negócios voltados à sustentabilidade e à tecnologia.

Em parceria com a ONG Endeavor, a iniciativa, denominada Braskem Labs, visa engajar empreendedores no desenvolvimento de soluções socioambientais inovadoras que possam melhorar a vida das pessoas em segmentos como saúde, moradia e mobilidade, por meio do uso do plástico. Pioneira na indústria química e petroquímica brasileira, a ação reforça a importância do setor de transformação e reciclagem do plástico, que reúne aproximadamente 12 mil empresas e movimenta cerca de R$ 65 bilhões em produção.
“Nosso objetivo é incentivar a inovação feita por empreendedores, acelerando boas ideias para que ganhem escala e melhorem a vida das pessoas por meio do plástico. Com o Braskem Labs queremos engajar públicos estratégicos, como universitários e empresários, a pensarem como o plástico pode contribuir para atender grandes demandas socioambientais, como acesso à água potável, moradia e alimentação”, afirma André Leal, líder de Responsabilidade Social da Braskem.
As inscrições ficarão abertas de 04 de maio a 31 de julho de 2015 e serão feitas pelo site www.braskemlabs.com. Informações como proposta, diferenciais, viabilidade técnica e objetivo de aplicação do plástico devem ser contempladas na inscrição. Serão selecionados cerca de 20 projetos, cujos resultados serão divulgados em agosto. Nos meses de setembro e outubro, a companhia promoverá capacitação das equipes com mentores da Braskem e da Endeavor e apoiará na elaboração do modelo de negócio com foco no impacto social promovido e na viabilidade financeira.
A partir de novembro, após o fim das mentorias, será realizado um evento final, denominado Demo Day, em que os participantes apresentarão seus projetos a uma plateia composta por investidores, grandes empresas e entidades que poderão apoiar financeiramente os negócios mais promissores e estabelecer novas parcerias comerciais.
Nesta ocasião, serão conhecidos os dois projetos vencedores, que receberão benefícios específicos de acordo com seus principais desafios. A Braskem poderá apoiar, por exemplo, a imersão e capacitação em centros de pesquisa e de negócios do mundo, a continuação das mentorias por um período mais longo, entre outros.
“A Braskem investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, fomentando a competitividade da cadeia do plástico no Brasil. Com o projeto Braskem Labs, pretendemos ampliar nosso estimulo à inovação nacional e auxiliar na criação de novos negócios, gerando renda, emprego e antecipando tendências no setor”, finaliza Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem.