Início Empresarial Braskem parabeniza a cidade de Paulínia pelo seu aniversário

Braskem parabeniza a cidade de Paulínia pelo seu aniversário

Maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, a Braskem parabeniza Paulínia por seu 55º aniversário, completados em 28 de fevereiro. A companhia atua na cidade há mais de dez anos, onde opera a Polipropileno (PP 3), uma de suas 29 fábricas espalhadas pelo Brasil.
O setor químico é um dos mais importantes do mundo. Por ser uma indústria de base, atende diversos segmentos da economia, fazendo com que seu crescimento avance, muitas vezes, à frente do PIB brasileiro, contribuindo para a geração de empregos e de renda para a sociedade. Apenas na região, a Braskem gera cerca de 300 postos de trabalho, entre diretos e indiretos, impactando positivamente na arrecadação do município.
Entre os funcionários que contribuem para a plena operação em Paulínia, está José Alexandre Alves, operador da unidade. Nascido em Salmourão, interior paulista, se mudou para a cidade de Paulínia ainda criança, em 1989. Formou-se em Gestão Ambiental e se especializou como Operador de Processo Industrial pelo Senai. Começou a trabalhar na Braskem em 2015, na unidade fabril do Polo Petroquímico do Grande ABC, em São Paulo.
“Sempre sonhei em trabalhar na Braskem, uma das maiores indústrias do mundo em seu segmento. Aprendi muito e dividi meu conhecimento com grandes amigos na Polietilienos 7 (PE 7), no ABC. Consegui minha transferência para a PP 3 em 2017 e, desde então, me reestabeleci na cidade onde morei a vida toda. A equipe daqui me acolheu muito bem e, juntos, nos desenvolvemos cada vez mais”, comenta Alves. “Fico muito orgulhoso por fazer parte da operação de uma das fábricas petroquímicas mais modernas do Brasil, com tecnologia e segurança de ponta”, afirma.
Como morador da região, o operador conta que a companhia é uma empresa que engaja a todos, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local. “Como uma empresa global, mundialmente reconhecida por suas resinas, a Braskem beneficia a cidade em diversos aspectos, além de seu impacto social, a operação aquece o mercado de trabalho, fomentando setores como logística e segurança”, explica.
Com capacidade de produção de 380 mil toneladas de polipropileno, a produção da PP 3 pode ser destinada aos mais diversos materiais, como embalagens, brinquedos, itens hospitalares esterilizáveis e autopeças. Alinhada com a estratégia global da Braskem, o material produzido em Paulínia é comercializado em todo o Brasil e no exterior.
“A indústria química é uma das mais importantes do mundo, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da sociedade. Nossa operação é pautada pela sustentabilidade e maximizar nosso impacto positivo na região. Por isso, parabenizamos a cidade e todos seus morados que fazem parte destes 55 anos de emancipação de Paulínia”, afirma Pedro Boscolo, gerente da unidade da Braskem em Paulínia.

Inaugurada em 2008, a obra da PP 3 foi finalizada em 22 meses, um recorde para projetos deste porte. O investimento superou R$ 700 milhões e garantiu a implementação de tecnologia de ponta na planta, conferindo alto desempenho e produtividade com excelentes indicadores de saúde, segurança e meio ambiente.