Início Saúde BUS+ intensifica higienização dos ônibus na RMC

BUS+ intensifica higienização dos ônibus na RMC

O Consórcio BUS+, operador do transporte metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), intensificou os processos de higienização dos seus veículos e está transmitindo orientações aos funcionários das concessionárias e aos usuários sobre os procedimentos que devem ser adotados na luta contra a proliferação do novo coronavírus. O trabalho é realizado em conjunto com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
“Elaboramos cartazes de orientação aos funcionários e ao público. Os cartazes serão colocados dentro dos veículos durante a semana. Além disso, os colaboradores já receberam informações internas e será disponibilizado álcool gel 70% para que intensifiquem o processo pessoal de higienização”, afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação do Consórcio BUS+.
As equipes que trabalham nas várias garagens do grupo fazem uma limpeza completa em todos os veículos e utilizam de produtos químicos homologados pela Anvisa, como bactericidas e detergentes especiais em bancos, balaústres, vidros e demais partes internas.
“Já fazíamos o processo de limpeza diariamente. Mas, agora, foi determinado aos funcionários o aumento da concentração do germicida e dos demais produtos utilizados no dia a dia. Além disso, passamos a fazer uma higienização mais pesada nos ônibus e o nosso pessoal está se revezando em turnos durante o dia, noite e madrugada”, afirma Barddal.
Como é feito o processo?
Logo após os ônibus retornarem às garagens, as equipes fazem uma varrição nos veículos e, em seguida, aplicam produtos com bactericida e detergente nos pisos. Em seguida, os ônibus passam por rolos de lavagem externa.
Em seguida, os funcionários entram nos veículos com bactericida desinfetante e limpador multiuso, e aplicam novamente os produtos em todos os pontos, desde os bancos, balaústres, vidros e demais partes internas dos veículos.
Barddal lembra que o processo de higienização contribui para evitar a proliferação de bactérias mas ressalta que cada pessoa, por recomendação das autoridades de saúde, precisa redobrar os cuidados com a sua higiene pessoal. “Os especialistas recomendam que as pessoas lavem suas mãos com mais frequência e de forma mais detalhada e também utilizem o álcool gel 70% para desinfecção das mãos, entre outras medidas, de forma a evitar a transmissão do novo coronavirus, a Covid-19”, explica.