Início Paulínia Câmara realiza cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira

Câmara realiza cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira

O evento aconteceu em frente ao prédio da Câmara Municipal de Paulínia
O evento aconteceu em frente ao prédio da Câmara Municipal de Paulínia

Durante o evento, Policiais Militares e Guardas Municipais foram homenageados com a Medalha 28 de Fevereiro

 A Câmara Municipal de Paulínia realizou nesta quarta-feira, 19, a cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira. Policiais Militares e Guardas Municipais também foram homenageados antes do hasteamento das bandeiras.

Participaram do evento o presidente da Câmara Marquinho Fiorella (PP) e demais vereadores, o diretor geral da Casa, Paulo Dourados, o comandante da Polícia Militar, capitão Rafael Cambuí e o 8ª Batalhão da Polícia Militar sediada em Paulínia, e os PMs e GMs homenageados.
A cerimônia ocorreu em frente ao prédio da Câmara. O hasteamento da Bandeira Nacional foi conduzido pelo presidente Marquinho Fiorella, o Capitão Cambuí conduziu a Bandeira do Estado e o vice-presidente da Câmara, Danilo Barros, hasteou a Bandeira do Município.  Em seguida houve a incineração das bandeiras inservíveis.

Dia da Bandeira
O dia 19 de novembro foi adotado como Dia da Bandeira por ser a data de instituição da Bandeira Nacional do Brasil, quatro dias após a proclamação da República. O Decreto nº 4 deu legitimidade à bandeira, como símbolo nacional. A elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
A primeira bandeira hasteada em solo brasileiro foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de Governo, etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriamento no fim da tarde.
“O evento em comemoração ao Dia da Bandeira tem o objetivo de cultuar o civismo e o patriotismo. A entrega das medalhas aos PM e GMs é uma forma de homenageá-los pelos serviços prestados na cidade. Quero também agradecer a todos os vereadores que compareceram nessa homenagem” declarou Fiorella.

Medalha 28 de Fevereiro
A cerimônia de comemoração da Bandeira Nacional foi marcada com homenagem aos Policiais Militares e Guardas Municipais que se destacaram em sua atuação.
A Medalha é destinada a homenagear pessoas de notória reputação, idôneas, que prestam à coletividade relevantes serviços no exercício de suas funções, pelo elevado espírito cívico-patriótico de suas atividades ou por atos de benemerência no município. 
Foram homenageados os Policiais Militares: Capitão Cambuí, André Ferro, Capitão Tibaldi,  Danielson Ferreira Torres, Davi Feliciano Da Silva, Júlio Cesar Peluque, Luciano Fantini, Marcelo Dias Luz, Marcos Alberto Mendes, Paulo Camargo Junior, Paulo Sergio G. de Andrade, Rafael Cambui Mesquita Santos, Ricardo D. da Silva Inácio e Sidney Conceição De Souza.  E o secretário de Segurança Pública de Paulínia, Cícero Luiz de Brito, os guardas Ailton Geraldo dos Santos, Almir Ferreira, Dino Constantino do Casonato, Roberto Alves Serafim, Sérgio Antônio de Oliveira e Sônia Maria de Carvalho.
Em seu discurso o Capitão Cambuí agradeceu ao presidente Fiorella pelo apoio, assim como todos os vereadores, que colaboraram com a PM, ouvindo suas pautas. “Agradeço aos vereadores pela homenagem, costuma-se destacar só os erros e mazelas da corporação, intervenções de sucessos são esquecidas, e essa homenagem reconhece o trabalho dos policiais. Agradeço a Guarda Municipal, estamos embrenhados na proteção de Paulínia, conseguimos reduzir os índices de criminalidade na cidade, graças a homens e mulheres que se sacrificam para garantir a segurança. Como diz o hino do município, sou forasteiro, beijo esse chão, tenho orgulho da cidade”, enfatizou o Capitão.